CONTRA CAPA:
Este romance de espionagem começa com uma história quase bíblica: catorze homens roubaram a arca sagrada e os tesouros que ela continha: as tábuas da lei que o Senhor deu a Moisés no Monte sinai e, entre jóias perdidas através dos séculos na Terra Santa, um inigualável diamante. Para reconstruir a trajetória deste diamante mítico, dos tempos bíblicos até as guerras políticas contemporâneas, o escritor Noah Gordon se utiliza da arte fascinante do historiador e ficcionista já consagrado como fenômeno literário mundia através da trilogia "O físico", "Xamã" e "A escolha da dra. Cole" - a saga comovente de gerações de médicos através dos séculos - e desvenda as preciosidade históricas da cultura judaica, fechada em si mesma, porém deslumbrante, como um raríssimo diamante.
ORELHA:
O diamante da Inquisição faria parte do tesouro sagrado dos hebreus antigos, desaparecidos antes de Cristo? Harry Hopemanm um riquíssimo comerciante de diamantes de Nova York, é o protagonista que poderá desvendar a intrincada trajetória da pedra mágica que teria sido trabalhada por várias gerações de seus ancestrais, que escaparam das fogueiras da Inquisição, da perseguição nazista, do anti-semitismo generalizado e contemporâneo. Judeus que perambularam pelas ruas de Manhattan vendendo diamantes enrolados em lencinhos e, aos poucos, construíram fortunas incalculáveis como a dos Hopeman & Sons. Por ser um raro especialista, de conhecimento atávico de pedras preciosas, Harry Hopeman é procurado por representantes clandestinos da OPEP, pela Igreja Católica, por militantes ligados à sua família. Querem o seu aval na compra do suposto diamante sagrado, que teria aparecido à venda no Oriente Médio.
Ele tenta rejeitar todas as propostas, mas aquele diamante passou pelas mão de seus ancestrais. Foi trabalhado por Julius Vital durante a Inquisição, quando surgem na ficção personagens reais como Isabel da Espanha e Torquemada. Ao percorrer este caminho milenar, Harry Hopeman reconstrói o fascínio da cultura judaica e a sua própria identidade. Por trás da velocidade da espionagem, esta um outro diamante: a riqueza dessa cultura desde os tempos bíblicos até as reivindicações do Estado de Israel
Literatura Estrangeira / Ficção / História