O Exército Vermelho na Mira de Vargas

O Exército Vermelho na Mira de Vargas João Claudio Platenik Pitillo


Compartilhe


O Exército Vermelho na Mira de Vargas





Esta obra é indispensável para compreender o Brasil do Estado Novo e a sua imprensa durante a Segunda Guerra Mundial. Os efeitos da escolha política da censura estadonovista de omitir e diminuir o papel do esforço da União Soviética no combate ao fascismo se refletem ainda hoje, quase oito décadas após o fim do conflito.
A ruptura com essa omissão, iniciada pelo próprio João Pitillo em 2014 com o livro "Aço Vermelho - O segredo da vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial", atinge uma nova etapa por meio desta obra inédita. Em "O Exército Vermelho na Mira de Vargas", Pitillo investiga e analisa a cobertura da frente soviética entre diversos veículos de imprensa no Estado Novo e o papel do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) neste processo.
O resultado encontrado foram as raízes e os motivos que levaram a sociedade brasileira a desconhecer quase que por completo o papel da URSS na Segunda Guerra Mundial.

História / História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
O Exército Vermelho na Mira de Vargas

Similares


Resenhas para O Exército Vermelho na Mira de Vargas (0)

ver mais
Robusto
on 3/10/24


Um apanhado histórico muito robusto através de periódicos e documentos abertos denunciando o processo de acobertanlmento da vitória soviética sobre os nazistas. Alguns erros pontuais de português na edição que li, e eu senti a falta de uma contextualização melhor de alguns acontecimentos, talvez por ficar meio confuso com o longo espaço entre a apresentação dos documentos e a explicação histórica de capítulo a capítulo. Dito isso, pra entender o papel fundamental do Vargas primariament... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

snCleiton
cadastrou em:
12/01/2023 15:22:32
snCleiton
editou em:
12/01/2023 15:25:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR