Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), jesuíta francês, é, sem dúvida, um dos grandes gênios do século XX. Geólogo e paleontólogo, pensador e autor de centenas de escritos sobre a condição humana, ele foi também um místico contemporâneo, o sacerdote do Progresso Histórico e o apóstolo do Cristianismo Cósmico. . .
Sua vida e sua obra anunciam uma nova visão da realidade, a Visão Hiperfísica, pela qual tudo - das partículas atômicas às galáxias, passando pelas plantas, pelos animais e pelo homem - é um só todo dinâmico, um processo que se vai orientando e evoluindo ao longo do Espaço-Tempo e que culminará na pura espiritualidade do Ponto Ômega.
O Fenômeno Humano, "Obra Mestra" do Autor, revela, explicita e exercita essa visão, exibindo ao leitor uma espécie de filme, a "História do Universo", desde o Nada do passado até o Todo do futuro. Nesse grandioso espetáculo, o Homem, com seu poder de reflexão, eclode como figura-chave da epopeia universal.
Representante oficial da "Fundação Teilhard de Chardin" no Brasil, o Prof. José Luiz Archanjo, Ph. D. - o mesmo especialista sob cujos cuidados a Editora Cultrix publicou Mundo, Homem e Deus, O Meio Divino e Pierre Teilhard de Chardin, Pensador Universal -, cuidou de traduzir, anotar e organizar esta edição crítica, que resultou numa verdadeira "Enciclopédia Teilhardiana", com todos os subsídios para que o leitor possa apreender e exercer a nova visão, que lhe revelará um novo Universo.