Fruto do trabalho de 18 anos de pesquisas e estudos com dedicação exclusiva, Graça Salgueiro, a maior especialista em política latino americana do Brasil, traz ao conhecimento do público toda a história e desdobramentos dessa organização que se pretendia infalível na implantação do socialismo em nosso continente, e agora agoniza a olhos vistos apesar de ainda estar muito viva. Enfim o público brasileiro poderá conhecer e entender, de fontes fidedignas, a formação e as ações da mais perigosa organização revolucionária das Américas, escondida durante mais de 15 anos pela grande mídia brasileira. Com rica bibliografia de fontes primárias do próprio Foro, além de informações colhidas por dissidentes e personagens importantes dos bastidores da política Sul-Americana, o livro se revela fundamental para quem quer entender os últimos 20 anos da política brasileira e o que se nos avizinha num futuro próximo, no Brasil e nas Américas.
Através de uma linguagem simples e acessível a qualquer tipo de público, Graça Salgueiro mostra de maneira didática e sintética tudo o que ocorreu nos Encontros anuais e nas reuniões do Grupo de Trabalho, sempre fiel ao que foi registrado no site da própria organização e nos (poucos) livros escritos por membros fundadores, além de análises de conjuntura. Graça Salgueiro foge aos padrões do academicismo e do politicamente correto. Aqui as coisas são chamadas pelo seu nome - terrorista não é “rebelde”, comunista não é “esquerdista”, ditador não é “presidente”. Também prevalece o respeito à antiga ortografia da língua portuguesa.
“Ainda não li o livro da Graça Salgueiro sobre o Foro de São Paulo, mas garanto uma coisa: a autora é, no Brasil, a pessoa que mais entende de política latino-americana. Dar-lhe ouvido é obrigação de quem quer que pretenda saber a verdade do que acontece no continente” - Olavo de Carvalho.
História / Não-ficção / Política