O Grande Terror

O Grande Terror Robert Conquest


Compartilhe


O Grande Terror


Os Expurgos de Stalin




O li­vro de Con­quest é uma im­per­dí­vel obra-pri­ma de his­tó­ria. De tão al­ta qua­li­da­de que nas su­as mais de qui­nhen­tas for­ni­das pá­gi­nas di­fi­cil­men­te se en­con­tra­rá al­gum ju­i­zo de va­lor que per­mi­ta acu­sar o au­tor de an­ti-co­mu­nis­mo (ape­sar de ter si­do acu­sa­do “... de co­lo­car a sua pro­du­ção aca­dê­mi­ca ao ser­vi­ço dos ob­jec­ti­vos da pro­pa­gan­da po­lí­ti­ca an­ti-co­mu­nis­ta”.

O que há ali, em al­tís­si­ma do­sa­gem, é uma mi­nu­ci­o­sa pes­qui­sa, um le­van­ta­men­to co­mo pou­cas ve­zes se te­rá vis­to na his­to­ri­o­gra­fia con­tem­po­râ­nea. Al­gu­ma coi­sa à al­tu­ra da gran­di­o­si­da­de dos cri­mes e das de­for­mi­da­des do re­gi­me sta­li­nis­ta — on­de o que em al­gum mo­men­to fo­ra po­lí­ti­ca no mais ge­nu­i­no sen­ti­do do ter­mo, po­lí­ti­ca pra­ti­ca­da por uma co­mu­ni­da­de de ho­mens mui­tís­si­mo bem pre­pa­ra­dos e per­fei­ta­men­te con­sci­en­tes dos seus mé­to­dos e ob­je­ti­vos, vi­ria a se tor­nar pu­ro ban­di­tis­mo (“a po­lí­ti­ca co­mo tal ha­via de­sa­pa­re­ci­do”, diz Con­quest), exe­cu­ta­da por uma qua­dri­lha de su­jei­tos mo­ral­men­te de­gra­da­dos en­cas­te­la­da num es­tu­pi­da­men­te po­de­ro­so apa­ra­to de Es­ta­do, con­sci­en­tes da bru­ta­li­da­de dos seus mé­to­dos e da na­tu­re­za das su­as men­ti­ras.

Acom­pa­nha­da de uma ex­ten­sa aná­li­se que ten­ta al­can­çar nas es­tru­tu­ras e nos mé­to­dos do par­ti­do bol­che­vi­que as raí­zes da de­for­ma­ção sta­li­nis­ta, mas não ape­nas ali, a pes­qui­sa de Con­quest é às ve­zes de ti­rar o fô­le­go. Se há pro­ble­mas nas aná­li­ses ou em as­pec­tos de­las, e cer­ta­men­te há, de for­ma ne­nhu­ma eles es­tão lá on­de se po­de­ria ve­ri­fi­car a de­pre­ci­a­ção do tra­ba­lho do his­to­ri­a­dor.

Política

Edições (1)

ver mais
O Grande Terror

Similares

(39) ver mais
A Tragédia de Um Povo
O Grande Culpado
Gulag
A Fome Vermelha

Resenhas para O Grande Terror (0)

ver mais
Impactante
on 16/11/20


Em 1968 o mundo ainda vivia o romantismo do comunismo quando Robert Conquest munido de cartas, documentos oficiais, depoimentos de desertores e prisioneiros soviéticos; tendo como base também livros de dissidentes e o discurso secreto de Kruschev publicou O Grande Terror revelando a extensão do terror stalinista dos expurgos. O livro é composto por dois tópicos: O Expurgo e os Anos de Yezhov (chefe do NKVD, a polícia secreta). No tema do expurgo Conquest busca no passado soviético a... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Albert
cadastrou em:
09/10/2015 12:18:50
Albert
editou em:
14/12/2020 15:35:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR