Esta foi uma das seis histórias de ficção científica publicadas no primeiro número (em abril de 1926) da primeira revista dedicada à ficção científica, Amazing Stories, editada e publicada por Hugo Gernsback, considerado atualmente como o pai do gênero. Ele descreveu essa história como:
“Em ‘Alice Através do Espelho’, este belo jogo de fantasia que concedeu fama imortal a um lógico e matemático, é possível ler sobre a misteriosa mudança de tamanho da heroína, a encantadora Alice. Ali, se conta como ela cresceu e diminuiu de tamanho de acordo com o que comia. Mas aqui temos o aumento de tamanho potencializado ao seu limite máximo. Aqui, tratamos do crescimento de um homem até que ele atinja dimensões cósmicas. Somos informados de sua estranha sensação e, com isso, somos levados a uma conclusão repentina, surpreendente e impressionante. E, por fim, somos levados através da imagem de suas emoções e de seu desespero.”
Ainda que se tenha o conhecimento mais básico da ciência, o leitor encontrará esta história falha, incrível e, talvez, ridícula. Mas, afinal, é ficção, mais fantasia do que ciência. Suspenda sua descrença e deixe a história levá-lo onde ela irá, através do espaço e do tempo, para amar.
Contos / Ficção científica