"O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa (Romance Oriental) / Tradução e notas do Prof. Breno Alencar Bianco" -- é um romance infanto-juvenil do fictício escritor Malba Tahan (heterônimo do professor brasileiro Julio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1938 e já chegou a sua 84ª edição. Como já fizera na publicação de outras obras de Malba Tahan, Júlio César de Mello e Souza fez uso de um suposto e fictício tradutor do árabe para o português, o Professor Breno Alencar Bianco. [Wikipédia].
As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Homem_que_Calculava
http://marginalia.com.br/2015/12/07/o-homem-que-calculava-malba-tahan/
http://listasdelivros.blogspot.com.br/2013/12/colecao-saraiva-editora-saraiva-1948.html
http://naogostodeplagio.blogspot.com.br/2015/06/colecao-saraiva.html
https://capasdelivrosbrasil.blogspot.com.br/2015/07/capas-dos-livros-da-colecao-saraiva-da.html?m=1
Educação / Ficção / Literatura Brasileira / Matemática / Jovem adulto / Aventura / Comunicação / Crônicas / Drama / Entretenimento / Fábula / Filosofia / História / Infantojuvenil / Jogos / Romance / Suspense e Mistério