Aventura, magia e sonho. "O Imperador Amarelo" é uma verdadeira viagem ao mundo das palavras dos grandes mestres da Antiga China.
A primeira parte de "O Imperador Amarelo" reúne uma seleção de fábulas e lendas chinesas tradicionais, algumas de autores desconhecidos, outras de importantes mestres e poetas. Em sua maioria, são narrativas simples e curtas, com imagens bastante significativas e permeadas de elementos fantásticos. Nelas, encontramos monges, guerreiros, imperadores, princesas e dragões. Muitas são histórias de ensinamento, ligadas à sabedoria taoísta; outras têm um forte caráter mítico, com belas imagens de lirismo surpreendente, ou um leve tom humorístico.
Na segunda parte do livro, encontramos os ensinamentos, textos curtos escritos por antigos mestres. Esses pequenos textos não possuem uma interpretação óbvia e uma linguagem didática, pelo contrário, são textos para reflexão e meditação, que surpreendem pela linguagem simples e ao mesmo tempo desconcertante, que, por vezes, os torna paradoxais. Os textos nos permitem vislumbrar uma nova maneira de encarar a vida, porém sempre através de imagens, nunca de palavras dogmáticas
Fábula / Infantojuvenil