O livro vermelho de Jung

O livro vermelho de Jung Felipe de Souza


Compartilhe


O livro vermelho de Jung


As polaridades da psique e as concepções de Deus




Deseja conhecer todo O Livro Vermelho, de Jung, e a criação da Psicologia Analítica?
O objetivo deste livro é analisar O Livro Vermelho, de C. G. Jung, descrevendo o que ele é, como ele é e o que ele traz. Escrito e rescrito entre os anos de 1913 e 1928, este trabalho foi considerado pelo autor o seu experimento mais difícil, a autoanálise que lhe permitiu encontrar o seu ponto de referência e elaborar a sua psicologia, a Psicologia Analítica.
O livro ficou guardado durante muitas décadas e só foi publicado recentemente (2009), o que explica a pouca bibliografia disponível até o momento. O nosso trabalho visa defender a tese de que o central destas experiências, após o rompimento com a psicanálise, consiste na compreensão das polaridades da psique e, concomitantemente, na elaboração de concepções a respeito de Deus.
No Livro Vermelho, aparecem concepções de Deus que não se limitam às concepções cristãs dogmáticas, sendo muitas vezes totalmente inusuais e até blasfemas. Ao final, apresenta a ideia do Deus Abraxas, o Deus acima das polaridades, e defende que o homem possui dignidade suficiente para não ter que se submeter aos desígnios divinos.
Ao mesmo tempo, discorremos sobre a correlação entre o Livro Vermelho e as ideias que serão reunidas nas Obras Completas, como os tipos psicológicos, a anima, o Self, a diferença entre a religião oriental e ocidental e a individuação.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O livro vermelho de Jung

Similares

(10) ver mais
O Enigma do Zodíaco
Imaginação Ativa e Criativa
Imaginal worlds
Entendendo Jung

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Charles
cadastrou em:
28/01/2016 19:52:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR