Cada um dos sete capítulos deste livro expõe um aspecto diferente de Tolkien e de sua mitologia, analisando sua vida e obra e nos permitindo enxergar a dimensão da sua grandeza.
⠀
Nele, Tolkien descreve de forma brilhante a natureza do mito e o domínio do Belo Reino, explorando de modo mais específico suas ideias acadêmicas mito e linguagem, bem como seu propósito mais amplo de criar mitologia própria, o que era, em suma, reviver o espírito nortista de coragem ao infundir-lhe a doutrina cristã da graça.
⠀
O livro ainda nos apresenta as concepções de Tolkien acerca do Bem e da ordem criada, voltando-se para o papel de Deus/Ilúvatar na sua mitologia, bem com os vários simbolismos sacramentais e paralelos encontrados dentro do legendarium (palavra de Tolkien para toda a mitologia), buscando mostrar qual é o dever do homem dentro da ordem criada por Deus
⠀
Além de tudo isso, a obra também volta-se para a filosofia política de Tolkien, com atenção especial para seus pontos de vista sobre a modernidade e as ideologias perversas do século XX. Por fim, a conclusão avalia o seu legado e faz considerações sobre o futuro da mitologia e sua capacidade de revivescer a compreensão do mundo da reta razão.
Filosofia