O Morro dos Ventos Uivantes se passa na Inglaterra do século XIX e conta a história de Catherine e Heathcliff. É uma história repleta de rancor, tragédias, reviravoltas e, principalmente, de paixão —uma paixão louca e incontrolável, que faz qualquer um suspirar diante das páginas.
Certo dia, Mr. Earnshaw — pai de Catherine e dono da propriedade Morro dos Ventos Uivantes — retorna de viagem acompanhado de um menino de origem desconhecida. O garoto passa a ser criado como um filho, com o nome de Heathcliff. Catherine e Heathcliff iniciam uma grande amizade que, com o tempo, se transforma em paixão.
Os problemas começam quando Mr. Earnshaw morre. Quem assume a propriedade é Hindley, o irmão mais velho de Catherine, que sempre teve ciúmes de Heathcliff. Hindley o rebaixa a criado e passa a maltratá-lo. Catherine se casa com um aristocrata.
Heathcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes pobre e humilhado. Anos depois, retorna rico, transformado e sedento por vingança contra todos que o fizeram sofrer. Aí, a história começa a ficar muito mais sombria, trágica e assustadora. Apesar de tudo, a paixão de Catherine e Heathcliff se mantém, no fundo, inabalável.
Quando lançada, em 1847, a obra foi considerada imoral, escandalosa e um péssimo exemplo para a sociedade. No início do século XX, porém, já era reconhecida como uma história cativante, de grande profundidade psicológica, que aborda de maneira única temas como paixão, ódio, vingança e justiça.
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance