Com fatos tão impressionantes quanto a ficção, O mundo captura toda a história humana através daquilo que todos temos em comum: as famílias. Do autor de Os Románov.
Há cerca de 950 mil anos, cinco pessoas caminharam pela praia e deixaram as pegadas familiares mais antigas já descobertas. Para o premiado historiador Simon Sebag Montefiore, esses fósseis servem de inspiração para um novo tipo de história mundial, que abrange todas as eras e todos os continentes e se concentram nos laços familiares que nos unem.
Em O mundo, Montefiore revisita as famílias que marcaram nossa história por meio de intrigas palacianas, casos amorosos e conflitos, tratando de temas como guerra, migração, peste, religião e tecnologia. E apresenta um elenco extraordinário: além de governantes e conquistadores, há padres, charlatões, artistas, cientistas, magnatas, bandidos, amantes, maridos, esposas e filhos. Há Hongwu, o mendigo que fundou a dinastia Ming; Euarê, o Rei Leopardo do Benin; Henri Christophe, rei do Haiti; Kamehameha, o conquistador do Havaí; Zenóbia, a imperatriz árabe que desafiou Roma; a sra. Murasaki, a primeira romancista feminina; Sayyida al-Hurra, a rainha pirata marroquina. Também aparecem figuras mais conhecidas como Indira Gandhi, Margaret Thatcher, Barack Obama, Vladímir Putin e Volodymyr Zelensky. E, claro, césares, sauditas, incas, zulus e otomanos, Médici, Mughal, Bonaparte, Habsburgo, Rothschild, Rockefeller, Krupp, Churchill, Kennedy, Castro, Nehru, Pahlavi, Kenyatta, Kim, Assad e tantos outros personagens.
"Um misto de Succession e Game of Thrones."
-- The Spectator
História / História Geral / Não-ficção