Depois de ser ridicularizado por institutos de pesquisa na Europa, Robert Darvel, um jovem engenheiro e cientista francês, viaja ao mosteiro de Chelambrum, na Índia, a convite do brâmane Ardavena. O brâmane que também é um príncipe indiano, promete financiar suas pesquisas.
Com ajuda do dinheiro do brâmane, Darvel cria um condensador de energia capaz de fazer viagens interplanetárias. No entanto, Ardavena não é um mecenas interessado apenas no desenvolvimento da ciência. Com o objetivo de apoderar da invenção do cientista francês e assim dominar o mundo, ele organiza um evento teste.
Sem saber da verdadeira intenção do brâmane, Robert aceita participar do teste. Uma grande explosão acontece no dia e o cientista é enviado ao planeta Marte, como planejado pelo pérfido Ardavena. No planeta vermelho, Darvel vai encontrar uma civilização dominada por vampiros.
Um dos primeiros romances modernos de ficção científica, “O náufrago do espaço”, é uma obra-prima do escritor francês Gustave Le Rouge (1867-1938), que mistura um enredo de ficção científica e vampirismo.
O resultado do trabalho de Gustave Le Rouge é um romance de aventura frenético e surreal, claramente influenciado por Júlio Verne e outros escritores franceses do século XIX.
Da mesma forma, o personagem de Robert Darvel e o enredo possuem várias referências à história de “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells. O autor também usa elementos científicos da astronomia de Camille Flammarion e Giovanni Schiaparelli.
Aventura / Fantasia / Ficção científica / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério / Terror