Desde a última década o cinema de horror vem revelando uma onda de filmes que tentam escapar da fórmula cheia de sangue e sustos gratuitos que dominam as produções mais comerciais do gênero, e não demorou para que a mídia cunhasse um termo para defini-los: “pós-horror”.
Filmes como O Babadook (2014), A bruxa (2015), Corra! (2017), Midsommar (2019), Nós (2019) e Saint Maud (2020) apostaram muito mais no drama, na crítica social e na tensão atmosférica e psicológica para causar medo. Viraram cult, receberam inúmeras críticas, mas também atraíram uma série de admiradores de dentro e de fora do universo dos filmes aterrorizantes.
Inspirados por esse movimento, a antologia O Novo Horror, organizada pelos escritores Daniel Gruber e Irka Barrios, reúne 20 contos de grandes autores e autoras nacionais, de diversos lugares do país:
Alê Garcia
Ana Lúcia Merege
Andrezza Postay
Bruno Ribeiro
Cláudia Lemes
Daniel Galera
Daniel Gruber
Gustavo Melo Czekster
Irka Barrios
Isabor Quintiere
Ismael Chaves
José Francisco Botelho
Juliane Vicente
Larissa Prado
Matheus Borges
Nikelen Witter
Oscar Nestarez
R. Tavares
Úrsula Antunes
Vitória Vozniak
“O cotidiano brasileiro passa por uma metamorfose pelas mãos dos hábeis contistas aqui reunidos, sendo recriado com imagens brutais e apocalípticas.”
ANTÔNIO XERXENESKY
“Você encontrará contos de escritores e escritoras que dialogam com medos ancestrais, tabus da humanidade, infâncias corrompidas, psicopatias, casas assombradas, monstros antigos, monstros novos, violações do corpo humano, lendas urbanas, horrores folclóricos, horrores urbanos e mais ao longo de 20 contos do melhor que o horror nacional pode te oferecer.”
ALEXANDER MEIRELES
Contos / Ficção / Horror / Literatura Brasileira / Terror