A caracterização e a avaliação do que vem a ser racismo tem se transformado consideravelmente ao longo do tempo. Hoje, é grande a distância entre suas expressões clássicas, que se remetem à ciência, e ao suposto rigor objetivo de suas classificações, e suas formas contemporâneas, que se referem, cada vez mais, à idéia de ?diferença?, com o reconhecimento do direito do outro à presença diversa, e da incompatibilidade das culturas nas relações e confrontos de seus valores. Mas a pergunta que se propõe ao estudioso do tema é: como apresentar um quadro objetivo e compreensivo destes processos e de suas metamorfoses muitas vezes encobertas e enganadoras no tecido social?
Nesta obra, Michel Wieviorka atende a tal indagação, formulando as questões que colocam o problema racial na ordem do dia da atualidade e apresentando as ferramentas de análise que podem contribuir para situá-las nos seus efetivos contextos para dar-lhes uma resposta ? em especial por uma apresentação particularmente clara das doutrinas racistas e das teorias que pretendem explicá-las. Por outro lado, considerando que as sociedades ocidentais, em particular, e o mundo globalizado, no seu todo, sofreram e vêm sofrendo grandes mutações, torna-se patente que a persistência e a acentuação do fenômeno liga-se, intrinsecamente, aos fatores mais impactantes da existência moderna, ou seja, o fim da era industrial, a crise das instituições e dos sistemas políticos, a fragmentação cultural, o papel crescente das mídias. E é à luz desta dinâmica que são examinadas, pelo autor, as ações anti-racistas, suas dificuldades, suas carências, os debates que ela suscita.
Oferecendo, pois, um balanço bem documentado e submetido à contínua aferição crítica dos conhecimentos disponíveis, em termos científicos, O Racismo, livro que a editora Perspectiva leva ao seu leitor, abre uma via segura para a reflexão a respeito deste tema tão delicado, preliminar indispensável para enfrentá-lo e sanar os efeitos nefastos de sua deletéria ação sociopolítica na vida das etnias, povos, países e religiões.
[J. Guinsburg]