Em O Retorno do Soldado Rebecca West examina a relação entre três mulheres e um soldado com amnésia. Traz a intimidade de uma família aristocrata inglesa invadida por eventos externos.
Chris Baldry é um cavalheiro que se irrita com as expectativas da classe alta que ele deveria atender. Ele possui uma “sensibilidade romântica” reprimida. Como sua prima Jenny comenta, ele “não era como os outros homens da cidade”, tinha “grande fé no improvável”.
Kitty Baldry, por outro lado, é a típica e esnobe representante feminina da classe alta. Em vez do otimismo romântico que Chris exibe ao longo do romance, a vida de Kitty gira em torno das “formas adequadas” da atuação da classe alta. Obcecada por autocontrole, boa educação, boas maneiras e por tornar a vida organizada e confortável, Kitty cria uma fachada de felicidade que ela projeta na propriedade da família chamada Baldry Court.
Margaret é uma personagem com forte contraste com Kitty. É uma mulher de meia-idade desgastada pelo tempo, de classe baixa, mas que, com uma voz suave e grande sabedoria, consegue enxergar além das aparências e dos vestidos e decoração da moda. Na trama de West, Margaret será o fio condutor que ligará esses personagens.
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance