O Robô de Júpiter

O Robô de Júpiter Isaac Asimov


Compartilhe


O Robô de Júpiter (FC Hemus)


Lucky Starr and the Moons of Jupiter




[Wikipédia] O Robô de Júpiter é o quinto livro da série Lucky Starr -- seis livros infanto-juvenis de ficção científica escritos por Isaac Asimov, que originariamente foram publicados sob o pseudônimo de Paul French. O livro foi primeiramente publicado por Doubleday & Company em agosto de 1957. É o único livro de Asimov que se passa no Sistema Joviano.

|...| A introdução dos Sírios em "Vigilante das Estrelas" marca o começo da transformação da série Lucky Starr do sub-gênero "o mascarado combatente do crime" para o sub-gênero de espionagem. Nos próximos dois livros da série, os Sírios servem como uma distração da solução real do mistério; mas em Os Anéis de Saturno, os Sírios são os vilões de fato. Assim como em O Grande Sol de Mercúrio, as Três Leis da Robótica desempenham um papel importante no livro, revelando Asimov como o verdadeiro autor, embora por uma questão de continuidade, o livro ainda aparecesse sob o pseudônimo de "Paul French".

A série Lucky Starr foi escrita em um período de seis anos, durante o qual Asimov também escreveu seus dois primeiros livros da série Robô e O Fim da Eternidade. Consequentemente, existem pequenas inconsistências entre os vários livros. No primeiro, Ganimedes é mencionada como um mundo colonizado do Sistema Solar, embora nos próximos livros não exista lá nenhum assentamento permanente, e ainda serviu de locação de uma base secreta dos Sírios.

O primeiro homem a chegar em Marte é chamado Wingrad em As Cavernas de Marte, mas é chamado de Ching em O Robô de Júpiter. O nome do Estado que controla o Sistema Solar também muda de acordo com o livro. Em "Vigilante das Estrelas / O Vigilante" é o Império Terrestre; em Os Oceanos de Vênus, é a Confederação Solar; em O Grande Sol de Mercúrio, é a Federação Terrena; e em O Robô de Júpiter, é a Federação Solar de Mundos....
====
[O ROBÔ DE JÚPITER -- Prefácio do Autor] 'Nos anos 50, escrevi uma série de seis heróicas histórias sobre David "Lucky" Starr e suas batalhas contra malfeitores dentro do Sistema Solar. Cada uma delas tinha lugar numa diferente região do sistema, e em cada caso, eu fazia uso dos fatores astronômicos - como era então conhecido pela Ciência.

Agora, um quarto de século depois, a "Fawcett" está apresentando aquelas histórias em novas edições; mas que quarto de século foi este! Aprendeu-se mais sobre os mundos do nosso sistema solar neste último quarto de século que em todos os milhares de anos anteriores. O Robô de Jupiter foi escrito em 1956. Em meados de 1973, porém, a sonda para Jupiter, a "Pioneer X", passou por Júpiter e registrou um enorme campo magnético contendo densas concentrações de partículas carregadas. Os grandes satélites de Jupiter estão encerrados naquele campo, e a intensidade da radiação tornaria difícil ou mesmo impossível o vôo de naves tripuladas em suas vizinhanças.

A viagem de Lucky através do sistema de satélites teria que ser corrigida, para levar em conta a intensa radiação, como se estivesse escrevendo o livro hoje. E em 1974, um 13º satélite de Jupiter foi descoberto, muito pequeno, com um comprimento de poucos quilômetros, e uma órbita bem semelhante à de Jupiter IX. Eu o mencionaria, se estivesse escrevendo o livro agora.

Espero que meus gentis leitores gostem do livro, de qualquer modo, como de uma história de aventuras....
=====
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fic&cod=_orobodejupiter

Aventura / Ficção científica / Romance policial / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
O Robô de Júpiter

Similares

(9) ver mais
Lucky Starr and the Moons of Jupiter
Vigilante das Estrelas
Pirates of the Asteroids
The Moons of Jupiter

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

47%

53%

João gregorio
cadastrou em:
20/05/2016 23:05:56
orffeus
editou em:
09/07/2016 01:41:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR