"Le temps des reformes": 1o v. : A crise da cristandade. - 248 p. . - 2o v. : A reforma protestante. - 232 p.
O Tempo das Reformas é muito mais do que uma nova história da Igreja no tempo da pré-Reforma e da Reforma: é uma história de pesquisas sobre o pensamento, a sensibilidade, a vida dos intelectuais (meio universitário, humanista e do livro) e dos humildes no tempo das reformas, amplamente considerado de 1250 a 1550, mas é sobretudo uma meditação sobre as origens do sistema de civilização herdeiro da Antiguidade greco-latina.
Pierre Chaunu demonstra aqui como a Reforma, longe de ser somente um fenómeno do séc. XVI, tem origens bem mais antigas: o séc. XIII, a idade das catedrais e dos triunfos do Gótico é já, para a Igreja sobrepovoada, a época da dúvida e da renovação.
Neste primeiro volume retratam-se as correntes intelectuais da Idade Média, penetra-se na vida dos humildes e faz-se uma introdução às heresias e às crises religiosas dos séculos XIV e XV.
Comunicação / Crônicas / Educação / Ensaios / Filosofia / História / História Geral / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Religião e Espiritualidade / Sociologia