Onde estivestes de noite ganha nova edição com novo projeto gráfico e posfácio inédito de Ricardo Iannace
Esse livro traz dezessete contos bastante variados entre si, tanto em termos da temática quanto da extensão. Conforme esclarece o professor Ricardo Iannace, autor do posfácio da edição do centenário, os textos deste livro: “Possuem proporções desiguais? uns são longos; outros, curtos. Os primeiros, sobretudo, têm conformação e dicção próprias do gênero, ao passo que os demais se diagramam à maneira de crônicas, ou mesmo se elevam como pensamentos soltos, insights com toada de adivinhação, lucubrações despretensiosas, vislumbres da ordem do autobiográfico, conversas-fiadas e bem-humoradas com o leitor, exercícios de metaficção. A obra, enfim, se oferece generosa como receptáculo de registros diversificados."
Lançado no mesmo ano da publicação de A via crucis do corpo. As duas coletâneas revelam uma autora cada vez mais distante das estruturas-padrão de gênero literário, sensível à voz do feminino, alerta à sexualidade de suas personagens.
Assim como toda a obra de Clarice Lispector agora reeditada por ocasião do seu centenário de nascimento, esse livro conta com projeto gráfico do consagrado designer Victor Burton, possivelmente o profissional mais premiado do Brasil como capista e designer de livros.
Contos / Ficção / Literatura Brasileira