Opúsculo humanitário

Opúsculo humanitário Nísia Floresta


Compartilhe


Opúsculo humanitário





A educação brasileira, que manteve suas raízes patriarcais por séculos, foi tema da pungente obra de Nísia Floresta, que analisa criticamente as heranças coloniais e propõe uma reforma no campo educacional. Edição com estabelecimento de texto e notas de Constância Lima Duarte e prefácio de Stella Maris Scatena Franco.

Opúsculo humanitário, lançado originalmente em 1853, provocou abalos na cultura brasileira sentidos até hoje. A obra discute a educação feminina como um tópico central para o ensino como um todo. Para Nísia Floresta, pensadora nascida em um povoado do Rio Grande do Norte em 1810 e figura incontornável no debate da história educacional no Brasil, o lugar da mulher na sociedade revela-se uma medida do grau de civilização alcançado.

Através de comentários sobre diferentes períodos históricos, a lendária educadora potiguar critica o legado da colonização portuguesa e os recursos punitivistas comuns em sala de aula, e propõe uma reforma radical, que inclui a mulher como sujeito pleno desta mudança.

Com o estabelecimento de texto e notas contextualizadoras da especialista em Nísia Floresta, Constância Lima Duarte, e prefácio de Stella Maris Scatena Franco, esta é uma edição definitiva da obra pioneira.

* Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.

Educação / Não-ficção

Edições (4)

ver mais
Opúsculo humanitário
Opúsculo Humanitário
Opúsculo Humanitário
Opúsculo Humanitário

Similares

(3) ver mais
Nísia Floresta
Nísia Floresta uma brasileira desconhecida
Aventuras de Diófanes

Resenhas para Opúsculo humanitário (15)

ver mais
Uma mulher revolucionária
on 1/4/20


Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo assumido pela potiguar Dionísia de Faria Rocha, é considerada a primeira feminista brasileira. Através de seus escritos, que englobam vários gêneros discursivos e propriamente literários, a autora nos dá a conhecer sua história e a sua indignação diante a maneira como a mulher era (é) vista e tratada na sociedade, acreditando na educação como principal meio para a supressão da desigualdade de tratamento entre homens e mulheres. Em Opúsculo ... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 3.3 / 72
5
ranking 22
22%
4
ranking 28
28%
3
ranking 28
28%
2
ranking 14
14%
1
ranking 8
8%

13%

87%

Jenifer
cadastrou em:
13/08/2024 11:20:22
Jenifer
editou em:
13/08/2024 11:20:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR