Em maio de 1498, Vasco da Gama e sua armada aportaram na cidade de Calicute, Índia. Não possuíam presentes preciosos, apenas corações carregados de esperança e o desejo diplomático de iniciar o comércio com o Oriente. Diante da simplicidade portuguesa, foram humilhados pelo Samorim, monarca coberto de joias abancado em seu trono de ouro cravejado de rubis. Dois anos depois, em março do ano do senhor de 1500, Cabral partirá de Portugal com uma armada de treze navios, mas desta vez, a história será bem diferente.
Os Canhões do Samorim é a aguardada continuação da Trilogia A Casa de Avis, iniciado com o surpreendente livro Batismo de Sangue. Nesse segundo volume, o autor Marcelo Mússuri nos leva mais uma vez a Era de Ouro das Grandes Navegações na companhia do garoto - agora um jovem adulto - Jaime. Que, contrariando todas as probabilidades, sobreviveu aos primeiros anos no estaleiro da cidade de Lagos, a viagem que dobrou o Cabo da Boa Esperança, a escaramuças no norte da África e agora, seguindo as ordens do novo rei de Portugal, fará parte, acompanhado de seu amigo Zuberi, Bartolomeu Dias, Diogo e Lopo, além do grupo de ratos, na missão que mudará a história do mundo para sempre.
Mas, que para ele, se revelará uma jornada para reencontrar seu passado, o verdadeiro significado de sua vida e as circunstâncias que acarretaram na execução de seu pai.
Aventura / Biografia, Autobiografia, Memórias / Drama / Entretenimento / História / História do Brasil / Literatura Brasileira