Os cavalinhos de Platiplanto

Os cavalinhos de Platiplanto José J. Veiga


Compartilhe


Os cavalinhos de Platiplanto





Usando reminiscências de infância, o narrador de Os cavalinhos de Platiplanto faz um passeio lírico e contundente pelos desejos e frustrações dos personagens.

Poucos autores estrearam tão bem na literatura como fez José J. Veiga com este livro, em 1959, quando foi saudado pela crítica por sua prosa de características bastante singulares. Ao trazer reminiscências da infância, os doze contos do livro apresentam ao leitor um universo que mescla o embate entre os sonhos de seus personagens e a realidade do cotidiano.

Nesse sentido, o conto que dá título ao livro serve como síntese da obra, como aponta o escritor Silviano Santiago no prefácio desta edição. Para ele, a obra “consegue equilibrar a violência que domina o mundo real com a nostalgia do paraíso que se perdeu, somando à saudade do passado a realização do desejo”.

As dificuldades da vida adulta percorrem todo o universo narrativo do livro, como em Entre irmãos, selecionado entre Os cem melhores contos brasileiros do século, da editora Objetiva, em que dois rapazes confinados numa sala percebem que são irmãos e não conseguem diminuir o clima de desconforto e estranheza até o ambiente se tornar absolutamente sufocante.

José J. Veiga tem o seu lugar garantido entre os melhores contistas brasileiros, como irá atestar o leitor ao folhear as páginas dessas breves narrativas, que junto com o romance A hora dos ruminantes marcam o início do projeto de reedição da obra completa do autor pela Companhia das Letras.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (8)

ver mais
Os cavalinhos de Platiplanto
Os cavalinhos de Platiplanto
Os cavalinhos de Platiplanto: contos
Os Cavalinhos de Platiplanto

Similares

(4) ver mais
Nove, novena
Contos Reunidos
Aquele Mundo de Vasabarros

Resenhas para Os cavalinhos de Platiplanto (46)

ver mais
on 16/7/15


Um dos melhores livros de contos que li nos últimos tempos. Os meus preferidos foram A usina atrás do morro e Roupa no coradouro. Todos os contos vão falar, de alguma forma e entre outras coisas, sobre as perdas que sofremos na infância e como usamos a fantasia para lidar com elas. Essas fantasias continuam a nos assombrar na vida adulta. Alguns contos, como o da usina, também possuem uma forte crítica social. ... leia mais

Estatísticas

Desejam88
Trocam4
Avaliações 3.7 / 343
5
ranking 29
29%
4
ranking 32
32%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

39%

61%

Fernando
editou em:
02/07/2022 20:53:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR