Os enamoramentos

Os enamoramentos Javier Marías


Compartilhe


Os enamoramentos





O assassinato de um empresário madrilenho é o ponto de partida do romance de Javier Marías, que traz uma reflexão literária sobre o estado de enamoramento.

María Dolz, uma solitária editora de livros, admira à distância, todas as manhãs, aquele que lhe parece ser o "casal perfeito": o empresário Miguel Desvern e sua bela esposa Luisa. Esse ritual cotidiano lhe permite acreditar na existência do amor e enfrentar seu dia de trabalho.

Mas um dia Desvern é morto por um flanelinha mentalmente perturbado e María se aproxima da viúva para conhecer melhor a história. Passa então de espectadora a personagem, vendo-se cada vez mais envolvida numa trama em que nada é o que parecia ser, e em que cada afeto pode se converter em seu contrário: o amor em ódio, a amizade em traição, a compaixão em egoísmo.

A história, narrada em primeira pessoa por María, sofre as oscilações de seus estados de espírito, de seus "enamoramentos", evidenciando que todo relato é tingido pela subjetividade de quem conta.

Ao mesmo tempo, a presença incômoda dos mortos na vida dos que ficam é o tema que perpassa este romance, à maneira de um motivo musical com suas variações. Para desdobrar e reverberar esse mote, Javier Marías entrelaça a seu enredo referências a obras clássicas da literatura, como Os três mosqueteiros, de Dumas, Macbeth, de Shakespeare, e, sobretudo, o romance O coronel Chabert, de Honoré de Balzac.

Sustentando com maestria uma voz narrativa feminina, o autor eleva aqui a um novo patamar sua habilidade em nos envolver no mundo interior de seus personagens. Com Os enamoramentos, obra de plena maturidade literária, Javier Marías se reafirma como um dos maiores ficcionistas de nossa época.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Os enamoramentos
Os enamoramentos

Similares

(13) ver mais
Coração tão branco
Amanhã, na batalha, pensa em mim
Seu rosto amanhã
Seu rosto amanhã

Resenhas para Os enamoramentos (38)

ver mais
Entre digressões e reflexões

Não lembro ao certo qual foi o momento em que me interessei pelo Javier Marías. Não recordo com quais autores eu o associei ou se o assunto me chamou a atenção. A verdade é que agradeço ao acaso por ter lido este romance. “Os enamoramentos” é uma história simples em sua estrutura mas incrível em sua proposta. O autor, que também é filólogo, escreve para encantar quem pretende ler suas obras. A sutileza com a qual escolhe as palavras, o encaixe perfeito em uma oração, os vários sen... leia mais

Vídeos Os enamoramentos (1)

ver mais
OS ENAMORAMENTOS | Livros e mais #432

OS ENAMORAMENTOS | Livros e mais #432


Estatísticas

Desejam167
Trocam1
Avaliações 3.9 / 367
5
ranking 35
35%
4
ranking 35
35%
3
ranking 22
22%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Helena
cadastrou em:
01/09/2012 14:39:41
Fernando
editou em:
09/12/2022 20:05:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR