Paisagens da metrópole da morte

Paisagens da metrópole da morte Otto Dov Kulka


Compartilhe


Paisagens da metrópole da morte


reflexões sobre a memória e a imaginação




Entre o ensaio e o testemunho, uma obra que amplia nosso entendimento a respeito do Holocausto.

Reputado historiador em temas como nazismo e holocausto, o israelense Otto Dov Kulka passou décadas em silêncio sobre um capítulo sombrio de sua infância. Nascido numa pequena cidade tcheca em 1933 - ano que os nazistas tomariam o poder na Alemanha - Kulka seria enviado para Auschwitz em 1943. São as impressões daquele menino vivendo uma das experiências-limites do século XX, mescladas à reflexão do escritor maduro, que dão ao livro a sua poderosa carga dramática.

Durante dez anos, entre 1991 e 2001, Kulka fez gravações de áudio de suas memórias, evocando passagens daquele sofrimento quase indizível, somente articuladas por ele tanto tempo depois. São cenas e fragmentos fortes, como o coro infantil entoando "Ode à alegria" a poucos metros dos infames crematórios, a presença de sua mãe no campo de concentração, as marchas da morte no inverno.

Em meio a esses momentos a prosa de Kulka encontra a beleza e o arrebatamento poético, tornando a leitura do seu livro uma poderosa experiência literária. É a potência poética do autor, aliás, que organiza e traz sentido a Paisagens da metrópole da morte, texto que por vezes evoca os livros de W. G. Sebald e Elias Canetti ou o documentário clássico de Claude Lanzmann, Shoah.

Com sua sensibilidade e poder evocativo, Otto Dov Kulka faz de sua experiência nos campos da morte um triunfo da inteligência e da melhor literatura sobre um dos capítulos mais deletérios da história humana.

História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Paisagens da metrópole da morte

Similares

(2) ver mais
É isto um homem?
Se Isto é um Homem

Resenhas para Paisagens da metrópole da morte (7)

ver mais
on 13/6/22


uma obra não-fictícia, contando as memórias de um sobrevivente do holocausto, extremamente emocionante e pesada, uma leitura nada fácil de ser digerida, um relato bastante sensível...... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 3.7 / 44
5
ranking 23
23%
4
ranking 43
43%
3
ranking 20
20%
2
ranking 11
11%
1
ranking 2
2%

32%

68%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2014 21:34:06
Jenifer
editou em:
17/11/2021 11:18:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR