Quando “lemos” imagens, nossa mente coloca em ação um processo completamente diferente daquele da leitura de um texto. Para extrair significado de uma mensagem escrita, o cérebro realiza um exame sequencial, avança linearmente, constrói o sentido do texto a partir da soma progressiva dos elementos que o integram: letras, palavras, frases e parágrafos. Para entender uma imagem, no entanto, o cérebro trabalha de forma muito diferente. Por meio de uma aproximação simultânea, sintética e global, todas as partes do conjunto são percebidas e processadas de uma vez, e o sentido da mensagem gráfica se revela em um só golpe.
Portanto, entender como devemos articular uma imagem para que o receptor, em sua visão de conjunto, interprete aquilo que queremos expressar, é fundamental para qualquer criador de imagens. Neste livro, Enric Jardí explica como funciona o processo de compreensão de imagens e compartilha com o leitor algumas das estratégias compositivas e estilísticas que podem ser empregadas pelos designers gráficos. Ele fala sobre recursos técnicos, tais como o uso da cor, da estrutura, da forma, dos signos, mas também sobre o emprego de elementos da retórica visual, tais como a metáfora, a ironia, ou o eufemismo, e sobre a importância do estilo para a comunicação visual.
Por meio da análise de sessenta imagens, que mostram o alto grau de engenhosidade que emerge do conjunto de seu trabalho, o autor nos oferece não apenas parte de seus conhecimentos, mas também o prazer de apreciar alguns exemplos magistrais de comunicação visual.