Seleção de textos por José Américo Motta Pessanha.
Consultoria da introdução por Rosa Maria Stefanini Macedo.
1. A epistemologia genética [1979] :::
A análise psicogenética revela, em oposição à epistemologia clássica, que o conhecimento não resulta da adequação entre um sujeito consciente de si mesmo e objetos já prontos; ao contrário, representa o resultado de interações entre uma subjetividade e uma objetividade em progressiva constituição, e se desenvolve desde os níveis sensório-motores até o das operações formais. Esta obra de Piaget aborda ainda as questões de epistemologia da lógica, das matemáticas e da física.
2. Sabedoria e ilusões da filosofia [1969] :::
A partir de sua própria trajetória intelectual, Piaget discute as relações entre ciência e filosofia e procura demolir “o falso ideal de um conhecimento supracientífico”. Combate as ambições da psicologia filosófica e conclui que a filosofia não pode pretender o estatuto da ciência, permanecendo como uma sabedoria aplicada à coordenação de valores. Critica particularmente a filosofia e a psicologia bergsoniana e fenomenológica.
3. Problemas de psicologia genética [1972] :::
Dentre os importantes problemas debatidos estão: o tempo e o desenvolvimento intelectual da criança; os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente; a linguagem e as operações intelectuais; a práxis na criança; a vida e o pensamento do ponto de vista da psicologia experimental e da epistemologia genética.
Filosofia / Pedagogia