Atualmente, Pitágoras é muito mais lembrado como matemático (o teorema de Pitágoras) e por suas crenças místicas e religiosas (a transmigração das almas), enquanto sua influência mais fecunda como pensador continua sendo muito pouco compreendida.
Esta nova biografia do filósofo visa tornar disponível a um número maior de leitores os fatos da sua vida e suas teorias, apresentando Pitágoras muito mais como um homem que esteve sujeito às diversas influências da sua época do que como um matemático, um gênio científico.
Peter Gorman considera que agora a interpretação mística e esotérica da obra de Pitágoras vem sendo justificada e que as tentativas modernas para descrevê-lo nos termos de culturas mais primitivas têm sido fundamentadas em ideias errôneas sobre a mentalidade grega e a civilização do séc. VI A.C. A narrativa cronológica por demais concisa torna impossível uma discussão mais ampla dessa civilização, exemplificada por figuras tão fascinantes quanto Sappho e Ibycus.
O relato de lúcido de Peter Gorman, no entanto, permite que Pitágoras, sua época e sua influência surjam com mais clareza do que em muitos trabalhos mais extensos, e de uma maneira tão inteligível para o leitor comum como para o estudioso de nível acadêmico.
Biografia, Autobiografia, Memórias / História