Este é mais um volume da série Cambridge sobre um dos maiores filósofos que já existiu. Cada volume desta série contém textos redigidos por um grupo internacional de acadêmicos, juntamente com uma importante bibliografia que servirá de referência para estudantes e para não especialistas no assunto. O objetivo da série é dissipar a intimidação que os leitores tendem a ter quando se confrontam com a dificuldade e o desafio de encarar a leitura dos textos desses pensadores.
Platão está à frente de nossa filosofia tradicional, sendo o primeiro pensador ocidental a produzir uma escrita que chega a tocar uma ampla gama de temas que ainda são discutidos por filósofos atualmente. De certo modo, Platão teria inventado a filosofia como algo distinto, pois, apesar de muitos desses tópicos terem sido discutidos por intelectuais antecessores e contemporâneos, ele foi o único capaz de juntá-los dando-lhes o mesmo tratamento. Ele concebe a filosofia como uma disciplina em um método intelectual distinto, tecendo afirmações radicais para sua posição na vida humana e da comunidade política. Este volume contém quinze novos textos argumentando a visão de Platão sobre conhecimento, realidade, matemática, política, ética, amor, poesia e religião. Há também análises sobre a formação intelectual e social desse pensamento; o desenvolvimento de uma filosofia através de sua carreira, da série de abordagens alternativas para seu trabalho e o estilo de sua escrita.
Novos leitores e não especialistas no assunto encontrarão o mais conveniente e acessível guia sobre Platão que está disponível na atualidade. Estudantes de nível avançado e especialistas se depararão com uma sinopse de recentes interpretações acerca da interpretação de Platão.
Ensaios / Filosofia