É um livro tanto para quem quer melhorar a sua própria saúde como para quem trabalha com saúde.
É um livro prático, não pretende ensinar PNL e você não precisa saber nada sobre PNL ou medicina para compreendê-lo e utilizá-lo.
É um livro sobre saúde e cura, não sobre doença e tratamento.
PNL e Saúde, e há que se registrar que os autores não são médicos, mas o livro é prefaciado pelo Dr. Enrico Melson, ex-associado do Dr. Deepk Chopra, conhecidíssimo, por leitura, de nós, brasileiros, -- PNL e Saúde, lembra que nossa maneira de fazer, de pensar, nossa maneira de registrar o mundo, nossa maneira de viver, contribuem decisivamente na criação de nossa saúde. A obra enfoca, com muita autoridade, a arte de viver com saúde, alertando-nos para possíveis enfoques pessoais limitantes que levam à enfermidade. McDermott e O'Connor aplicam as técnicas de Programação Neurolingüística para examinar, entre outras questões, como criamos nosso mundo interno e a resposta que damos ao nosso corpo, com a saúde ou com a enfermidade; que ensinamentos tiramos sobre a saúde com alguns casos extraordinários de recuperação de uma enfermidade terminal; a influência do estado emocional sobre nosso estado imunológico. Alerta que nossa maneira de pensar pode ser um dos indicadores chave para a nossa saúde, atual e futura. Mostra ao leitor maneiras de manejar o estresse, e a utilização de nossos sentidos para aumentar o prazer de viver.
É um livro muito útil, que nos conscientiza para um fato que a moderna medicina vem de refletir - que sabemos muito sobre os mecanismos da enfermidade, mas sabemos muito menos sobre a saúde. Para os autores, a saúde é algo que cada um vai criando diariamente, ao longo da vida.
A principal mensagem do livro, lembra um dos editores, "é que você pode influir em sua saúde física, que o corpo é uma parte integral de você mesmo, não algo que as vezes fica com defeito, -- que a capacidade do corpo para aprender e sarar é assombrosa".
Os autores não pretendem, deixam isso bastante claro, suplantar o atual modelo médico, nem, propor um modelo alternativo. Desejam complementar o modelo atual, enriquecê-lo com novos enfoques, novas maneiras de o leitor encarar criativamente sua saúde.