Poemas Ocultistas

Poemas Ocultistas Fernando Pessoa


Compartilhe


Poemas Ocultistas


Poemas Ocultistas




Fernando Pessoa, nascido em Lisboa no dia 13 de junho de 1888, falecido em 1935.

A última frase de Fernando Pessoa escrita no dia de sua morte: "Eu não sei o que o amanhã trará".

O amanhã trouxe para Fernando Pessoa uma admiração crescente. Suas obras foram aos poucos sendo editadas e ele é hoje considerado, ao lado de Camões, um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Nenhum poeta, em língua portuguesa, obteve tanto prestígio em todo o mundo.

Morreu quase completamente ignorado pelo grande público, pouco compreendido na época pelo leitor comum por ter renunciado a proposta naturalista-amorosa que orientava a poética de então.

Seu pensamento profundamente imbuído da simbologia e dos conceitos fundamentais do Ocultismo encontra na poesia um meio de expressão a tal ponto fiel que mesmo naqueles dos seus poemas em que outra inspiração o move o Poeta usa de uma linguagem oclusa, ora intencionalmente nua de adornos, ora entrecortada de profundidades abissais.

Vencendo a tendência lírica que domina a poesia nacional, a canção eterna do amor e da ternura, demasiado comunicativa e sensual para o seu espírito fechado e ultra-intelectualista. Pessoa traz, como se disse, a Literatura Portuguesa a voz profunda do Oculto.

É essa voz, através de suas manifestações mais expressivas, que aqui se procura condensar, de modo a dar aos adeptos deste gênero de poesia oportunidade de encontrar reunidos, poemas que através da dispersão de sua obra poética perdem muito do seu significado.

Edições (1)

ver mais
Poemas Ocultistas

Similares

(1) ver mais
Poemas Ilustrados

Resenhas para Poemas Ocultistas (2)

ver mais
on 2/6/20


"Deixai-me viver sem saber nada, e morrer sem ir saber nada! A razão de haver ser, a razão de haver seres, de haver tudo, Deve trazer uma loucura maior que os espaços Entre as almas e entre as estrelas."... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 4.0 / 41
5
ranking 39
39%
4
ranking 29
29%
3
ranking 27
27%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

48%

52%

Ígor Andrade
cadastrou em:
11/05/2009 00:46:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR