Uma jovem chamada Norma Restarick procura Poirot para dizer-lhe que pensa que cometeu um homicídio. No entanto, ela acaba indo embora, porque acha que ele é velho demais para ajudá-la.
Poirot tenta descobrir quem é a garota e, uma de suas primeiras descobertas, é que ela divide um apartamento em Londres com duas outras jovens, daí ser chamada de terceira moça. Descobre também que muitos pensam que é ela doente mental. Enquanto investiga, vêm à tona vários fatos do passado dos familiares da moça, tramas paralelas, ligações, etc. O detetive acha que todos os fatos são elos de uma corrente, sendo que a corrente é o mistério.
Depois de muito pensar e de muito descobrir, e contando ainda com a inestimável ajuda de Ariadne Oliver, Poirot encontra a verdade.
Michael Rogers - o narrador da história - é um jovem sem emprego fixo, que gosta de viver o momento, sem a obrigação de fazer planos para o futuro. Prefere ser livre para aproveitar a vida.
Um dia, ele se apaixona por Ellie Guteman, uma jovem norte-americana, herdeira de uma grande fortuna. Os dois se casam e constróem uma belíssima casa no Campo dos Ciganos, um lugar pelo qual ele também se apaixonara. Ali pretendem viver o seu sonho de amor.
Mas o lugar é maldito, e uma velha cigana faz horríveis previsões para o futuro de Ellie, se ela não for embora. Ótima cavaleira, Ellie morre em um acidente a cavalo. O mistério está por trás de sua morte precisa ser desvendado.
Literatura Estrangeira / Romance policial