Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo


Compartilhe


Ponciá Vicêncio





Exemplo de romance afro-brasileiro, falando da identidade negra, Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, vai de encontro à tese segundo a qual a escrita dos descendentes de escravos estaria restrita ao conto e à poesia.



Além de estabelecer um saudável contraponto com o abolicionismo branco do século XIX e com o negrismo modernista de um Jorge Amado, um José Lins do Rego ou Josué Montello, Ponciá Vicêncio remete ao Isaías Caminha, de Lima Barreto; em menor escala, ao Brás Cubas, de Machado de Assis; e, com certeza, ao memorialismo de Carolina Maria de Jesus e ao Ai de vós, de Francisca Souza da Silva, entre outros.



Em todo o romance percebe-se a prosa recheada de linguagem poética. A obra nos narra pequenos acontecimentos do cotidiano, mas o seu olhar transcende o automatismo viciado com que se observam as coisas do dia-a-dia para olhar com essência a poesia da vida.



O texto de Ponciá Vicêncio destaca-se também pelo território feminino de onde emana um olhar outro e uma discursividade específica. É desse lugar marcado pela etnicidade que provém a voz e as vozes-ecos das correntes arrastadas.



Vê-se que no romance fala um sujeito étnico, com as marcas da exclusão inscritas na pele, a percorrer nosso passado em contraponto com a história dos vencedores e seus mitos de cordialidade e democracia racial. Mas, também, fala um sujeito gendrado (travestismo feminino - subalternidade),

tocado pela condição de ser mulher e negra num país que faz dela vítima de olhares e ofensas nascidas do preconceito.



Esse ser construído pelas relações de gênero se inscreve de forma indelével no romance de Conceição Evaristo, que, sem descartar a necessidade histórica do testemunho, supera-o para torná-lo perene na ficção.

Romance

Edições (2)

ver mais
Ponciá Vicêncio
Ponciá Vicêncio

Similares

(9) ver mais
Olhos d
Úrsula
Gabyanna
A janela e o morro

Resenhas para Ponciá Vicêncio (82)

ver mais
Ponciá Vicêncio
on 12/10/24


Com sensibilidade e profundidade, Conceição Evaristo descreve os personagens e suas vidas.Leitura marcante,histórias que emocionam,entristecem e fazem pensar. Um livro curto, porém profundo,poético,delicado. Vale a leitura!... leia mais

Estatísticas

Desejam124
Trocam5
Avaliações 4.1 / 622
5
ranking 49
49%
4
ranking 27
27%
3
ranking 16
16%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

20%

80%

Cyan
cadastrou em:
01/01/2009 17:01:40
Juliana3893
editou em:
27/02/2021 13:48:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR