Príncipe Frederico de Homburgo é um drama escrito por Heinrich von Kleist em 1809/1810, que foi encenado pela primeira vez em Viena em 1821 após a morte do autor.
Uma obra de profundo insight psicológico, Príncipe Frederico de Homburgo investiga com intensidade apaixonada questões fundamentais para o comportamento “civilizado”. O príncipe Friedrich (Frederico), o herói da histórica batalha de Fehrbellin (1675) contra os invasores suecos, não recebe louros por sua vitória, mas a sentença de morte por desobedecer ordens no campo. Confrontado com a execução certa, seu humor oscila de terror abjeto a exultação de mente elevada quando ele primeiro desafia e depois aceita o estado de direito e a subserviência ao estado.
A ação se move implacavelmente no ritmo quase frenético característico de Kleist. Destinado a ser um hino a uma Prússia triunfante nas guerras napoleônicas. a peça foi, ironicamente, censurada e nunca produzida durante a vida de Kleist. Em nossos dias, Príncipe Frederico de Homburgo foi denunciado como uma obra protofascista e louvado como uma dissertação metafísica suprema. Quaisquer que sejam os méritos de tal intelectualização, ela continua sendo uma das peças mais comoventes e performáticas disponíveis para o palco moderno.
- New Directions, 1978.
Drama