Propriedade e Liberdade

Propriedade e Liberdade Richard Pipes


Compartilhe


Propriedade e Liberdade





'Enquanto propriedade é possível sem liberdade, o contrário é inconcebível.'

Propriedade, afirma Pipes, é um ingrediente indispensável não só para o progresso econômico, mas para a liberdade, a aplicação da lei e a garantia dos direitos civis. Nesta obra ele mostra como a propriedade privada serviu de barreira ao poder do Estado, habilitando o mundo ocidental a desenvolver instituições democráticas ao longo da História.

Desde a origem dos conceitos de propriedade na Grécia e sua codificação na Roma antiga, o autor revê a maturação desta noção no final da Idade Média, motivada pela expansão do comércio e o crescimento das cidades, e tece contrastes. Mostra como a Inglaterra, primeiro país a tratar terra como uma mercadoria e a desenvolver uma consistente defesa dos direitos de propriedade, tornou-se também o primeiro a instituir um governo parlamentarista capaz de restringir os poderes da realeza. Ao analisar o panorama da Rússia anterior ao século XIX, ressalta como a ausência de propriedade de terras privou seus cidadãos da capacidade de limitar a autoridade dos czares.

Além de examinar o tratamento da questão nos estados totalitários do século XX, o autor aponta como, nos Estados Unidos, a proteção da propriedade provada enraizada nos princípios dos "Pais da Pátria" tem sido uma contribuição para o bem-estar público. Entretanto Pipes alerta que as abordagens contemporâneas do tratamento da propriedade - em um século que sugere ter sido desfavorável à instituição - ameaça os direitos dos cidadãos.

Ele reflete sobre a influência dessas tendências para o futuro, esclarecendo por que acredita que a excessiva interferência do governo, mesmo quando visando a promover o bem comum, pode levar a uma diminuição da liberdade:

'Estudos patrocinados pela Heritage Foundation e pelo Wall Street Journal indicam que os países que fornecem as mais firmes garantias de independência econômica, incluindo os direitos à propriedade privada, são, sem exceção, virtualmente mais ricos. Eles também usufruem das melhores instituições políticas.'

Assim como em suas obras fundamentais sobre o comunismo soviético, em Propriedade & Liberdade este historiador constrói uma tese que desperta crítica ou entusiasmo, tanto na esquerda como na direita, mas não deixa lugar à indiferença.

Economia, Finanças / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Propriedade e Liberdade

Similares

(19) ver mais
O cálculo econômico em uma comunidade socialista
Os Erros Fatais do Socialismo
Os Fundamentos da Liberdade
Liberdade e Propriedade

Resenhas para Propriedade e Liberdade (2)

ver mais
Um tratado sobre a propriedade privada
on 16/6/19


A noção de propriedade deriva da escassez, só existe pois os recursos são limitados. Um autor pouco conhecido, porém, escreveu uma obra prima que deveria figurar no patamar de Ação Humana, Economia e Estado, e a obra Democracia o deus que falhou. Esta obra apresenta como o ataque a propriedade privada inevitavelmente degenerará para o ataque à liberdade. Livro essencial para o pensamento da escola austríaca de economia.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.0 / 10
5
ranking 30
30%
4
ranking 40
40%
3
ranking 30
30%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

27%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
08/08/2010 19:04:11
Cardoso
editou em:
13/10/2020 13:30:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR