Apresentar Rudolf Allers ao público leitor brasileiro é trazer para o nosso meio editorial um padrão de sanidade ao qual fomos desafeiçoados no decorrer das últimas décadas, graças à incensação de autores circunstanciais, da moda, que contribuíram paulatinamente para a nossa degradação espiritual, moral e psíquica [...].
Neste “Psicologia do Caráter” que o leitor tem em mãos, aprendemos que, segundo Allers, o caráter tem uma função analógica à de uma lei. Nas conhecidas palavras de Allers, o caráter é a lei pela qual um homem governa a sua conduta a partir de escolhas segundo critérios valorativos. Entre o caráter normal e o desviado a diferença residiria na circunstância de um homem amoldar-se ou não a “valores objetivos”, ou seja, com correspondência efetiva em relação aos entes reais [...].
Ainda um ilustre desconhecido no Brasil, Allers com certeza nos abrirá horizontes de estudo em temas caros à Psicologia. Consideramos, pois, a publicação deste “Psicologia do Caráter” o primeiro passo de uma trajetória que promete render excepcionais frutos.
Psicologia