As aventuras de Tintim - A estrela misteriosa

As aventuras de Tintim - A estrela misteriosa




Resenhas - As aventuras de Tintim - A estrela misteriosa


1 encontrados | exibindo 1 a 1


@vaisetratarleitora 13/11/2022

Legalzinho
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Tintim, chegamos ao seu 10º álbum. Sua segunda publicação no jornal Le Soir Jeunesse, entre Outubro de 1941 e Maio de 1942, ainda em um contexto de Segunda Guerra Mundial, com a Bélgica ocupada pelas forças nazistas.

Segundo informações do site Plano Crítico, essa obra foi bem criticada no pós guerra por ter na sua versão original propaganda nazista, como por exemplo, os cientistas que fazem parte da expedição de Tintim, são todos de países aliados ou ocupados pela Alemanha; o vilão é americano e tem a aparência que se dava aos judeus nas ilustrações da época. Claro que lendo hoje em dia, essas referências se perderam, pois além do álbum ter sido reeditado, já faz muitos anos da guerra e esse tipo de detalhe não é amplamente comentado mais (provavelmente quem conhece muito sobre o assunto vai pegar as referências, mas o leitor comum não), mas na época foi um grande rebuliço. Porém, olhando para o contexto histórico (Bélgica dominada pelos nazistas e com a prática de censura e propaganda do regime nazista), sabemos que o Hergé não tinha muita escolha se quisesse continuar trabalhando no país, provavelmente essas referências foram pedidas para ser colocadas de alguma forma, não era uma escolha simples e é dificil julgar sem saber como era a vida da pessoa na época e etc. Acho que ele fez o que precisava pra continuar no seu país e continuar trabalhando. Se foi certo ou errado, se ele poderia ter agido diferente, não sei opinar.

Quanto a história em si, sei lá, achei meio fraca. É um pouco interessante, mas non sense com a bola de fogo e etc. O desenvolvimento é legal e o plot twist final eu não esperava, o que foi interessante.

Não me lembro de ter visto esse episódio na animação da Tv Cultura, então não posso falar sobre as semelhanças.

No geral, vale a pena ler, mas não me empolgou.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1