lavinão 11/04/2022
de pernas pro ar
esse livro é um calhamaço e a primeira coisa que pensei foi ?espero que valha a pena?. eu só não imaginava que eu ia me envolver tanto na história e amar tanto essa leitura.
o desenrolar e o desenvolvimento dos personagens são simplesmente incríveis. ver a forma natural que as coisas acontecem me prendeu demais a leitura.
ao começar a ler, dá a impressão de ser um clichêzão romântico acontecendo na escola, mas, após um tempo, você percebe que nada ali vai ser clichê.
o viktor valente só é valente para si mesmo.
o leon allegra, por muito tempo, não é alegre.
viktor e leon, dois garotos tão diferentes, se envolvem e vivem um relacionamento calmo, recíproco e saudável. é inevitável não sentir vontade de viver um romance assim.
viktor é um garoto geek, inseguro, desajeitado, totalmente fechado para relacionamento e acredita que isso só exista em livros e filmes. nunca se relacionou e nunca ponderou sobre sua sexualidade.
viktor sofreu bullying, na escola, por diversos anos em sua infância, o que contribuiu para que se fechasse ainda mais. por esse motivo, também, não gosta de ser o centro das atenções.
viktor acha que as coisas que ele faz, são vergonhosas, porque, de acordo com a sociedade, são coisas para o gênero feminino. este é outro ponto pelo o qual ele não se expõe e não abre sua vida para ninguém, apenas com tia cataria, que o incentiva a continuar, deixando de fora até mesmo seu melhor amigo, oliver.
leon é pintado como badboy violento que bate nas pessoas por arrumarem confusão com ele ou com algum de seus amigos. bom, pelo menos é o que o boato diz e o que viktor acredita ser verdade.
porém, conforme vamos conhecendo leon allegra, descobrimos que, na verdade, ele é um menino sofrido, que passou por muitas coisas em sua vida quando ainda era uma criança. o abandono de sua mãe desestabilizou toda a sua família e, então, leon teve que tomar as rédeas e ajudar com os negócios da família para manterem suas vidas.
leon é um menino doce, gentil, amoroso, sincero, sentimental e, acima de tudo, muito leal a quem ele ama. ele não mede esforços para fazer o que for preciso por sua família ou amigos.
no final, ao saber, pelo ponto de vista dele, a sua história e como se apaixonou por viktor, deixou o coração apertado e quentinho. ali podemos saber sobre seu relacionamento familiar e como foi o envolvimento dos dois e em que momento ele soube que estava completamente apaixonado por viktor.
os personagens secundários também são muito bem representados. oliver, primo de viktor, sempre presente e a disposição, pronto para proteger e cuidar, não importa o quê.
a tia catarina é a melhor conselheira e se envolve na vida dos sobrinhos para que eles não desistam daquilo que eles querem. encoraja-os a seguirem os seus sentimentos e desejos, sem terem medo de julgamentos, porque, o que importa, é que a família vai estar ao lado deles. titia também é muito protetora, daria sua vida pelos seus filhos e não mede esforços para os verem bem.
eva pivetinha, irmã mais nova de viktor, traz um papel muito importante na história, mostrando que, não é porque você tem irmão/irmã que esteja todo dia com você, que elx é presente na sua vida.
heitor allegra, pai de leon, é outro personagem muito presente, que demonstra muito amor e compaixão aos outros. apesar de sua decepção amorosa com a mãe dos meninos, ele dá a volta por cima, com a ajuda de seu filho mais velho, e consegue nos conquistar por inteiro.
hiro, irmão de leon, aparece para nos mostrar que nossxs irmãos/irmãs não devem desenvolver o papel dos pais, pois isso prejudica muito o relacionamento de irmandade.
as amizades - cris, nick, davi e pablo - e suas famílias, são outras pessoas que fazem de tudo pelo bem deles.
agora, sobre o relacionamento dos dois principais - viktor e leon - é uma coisa gostosa de ler. tiveram surtos do início ao fim da leitura, sempre me surpreendendo com o desenrolar dessa relação.
é muito fofo ver como o leon tem muito cuidado com o viktor, nunca ultrapassando nenhum limite. allegra é muito carinhoso, prestativo, cauteloso e atencioso. ele tem toda a paciência do mundo quando se trata de viktor, respeitando suas inseguranças e, tentando, de alguma forma, o fazer enxergar que tudo o que faz é completamente normal.
é lindo ver a forma como eles se envolvem num amor verdadeiro e duradouro.
além disso, a leitura é muito engraçada porque, viktor, tendo os seus pensamentos mirabolantes e todas as suas ideias de que o universo conspira contra ele, sempre acaba soltando alguma coisa sem perceber, causando uma cena totalmente engraçada.
este livro entrega muito mais que um romance. te faz perceber o que é uma amizade verdadeira e como a família pode ser importante ou não fazer o menor sentido para você, independente de ser de sangue ou não.
eu surtei, dei muita risada, chorei bastante, me apaixonei por cada personagem e fiquei presa de uma forma que nunca havia acontecido antes. ?de pernas pro ar? se tornou o meu livro favorito da vida e tem um lugarzinho guardado no meu coração, para todo o sempre ?
?viver cercado de amor é o melhor que poderia ter me acontecido?