spoiler visualizarKauh 09/07/2022
De aquecer o coração, te fazer chorar e amar os personagens
O Manhwa é divido em temporadas e acho justo comentar cada uma de forma separada, então vamos lá.
A primeira temporada conta a história da Bomi e Jinyeong. Bomi é uma aluna exemplar enquanto ele é um aluno que prefere jogar e tirar notas dentro da média, e então um dia, de uma forma inusitada eles acabam em um namoro falso para evitar que a melhor amiga da Bomi, Seonhui Kang, fique chateada por ela gostar de Jaemin Lee. O começo é perfeito exatamente porque demonstra algo leve, traz um clichê que se desenvolve de forma original e natural para o leitor que se diverte observando a confusão ficar ainda maior a cada momento enquanto o casal principal começa a desenvokver sentimentos nesse meio tempo. A primeira temporada é, assim como o título diz, sobre as "flores da Bomi", ou seja, ela é a verdadeira protagonista que os autores decidem se aprofundar sem perder a leveza e conseguem fazer isso de forma fenomenal, se fosse para definir, eu diria que essa temporada é sobre se apaixonar e aprender o que é ser um adolescente.
Já a segunda temporada é focada em Jaemin Lee , apesar de ter como título "flores do Hamin", mas também em Somang e um pouco em Seonhui. Sinceramente, acho que essa temporada fala sobre superação. Jaemin e Somang ainda estão passando por estágios do luto mesmo que tenha um tempo considerável desde a morte do filho mais velho dos Lee, Hamin. É uma temporada um pouco mais pesada, ela possui uma vibe mais triste e fala da pressão de superar algo grande, como a morte de alguém, de forma rápida como se fosse apenas um problema comum como pisar num chiclete na rua. Ambos os personagens estão sofrendo e aprendendo a lidar com essa dor e como superar ela durante essa temporada.
Já sobre Seonhui Kang, sua participação nessa temporada se trata sobre superar seu primeiro amor, um amor não correspondido. Não posso dizer que as cenas dela são as mais tristes, mas garanto que são as cenas que mais são entendidas, o luto é diferente para cada um mas a dor de um amor que não dá certo é parecido para todos, principalmente se é um amor que você vem alimentando por anos. Essa temporada é aquela que você precisa ler com alguns lencinhos porque sabe que em um momento ou outro vai acabar derramando algumas lágrimas.
A terceira temporada, chamada de "flores da Gaeul", tem como protagonista a Gaeul, melhor amiga de Somang e uma garota que sofreu bullying durante os últimos anos do fundamental e todo o ensino médio. A história se passa já com ela na faculdade mas demonstra os traumas que ficam nas vítimas de violência e como isso afeta suas vidas. Subin Kang é o par romântico de Gaeul nesse arco mas também serve como uma espécie de vilão-não-vilão já que ele é amigo dos agressores dela, também podemos ver o lado do agressor (mesmo que ele nunca tenha feito nenhum tipo de violência com ela, ele nunca impediu nada de acontecer e foi o motivo dela ter sido "escolhida" para isso). Esse temporada possui um arco muito mais sensível que as outras duas já que se trata de um assunto polêmico e pode trazer gatilhos para alguns, você vê como mesmo após anos Gaeul ainda sente medo quando vê sua agressora perto de si e perde o controle de si mesma por algum tempo. A história traz um sentimento de desconforto que eu aposto que era a intenção dos autores. Esse é o meu segundo arco favorito (eu possuo uma queda/penhasco por clichês românticos fofos) já que demonstra toda uma evolução pessoal de alguns dos envolvidos e da protagonista, ele é realista e te entrega (mesmo que de uma forma mais suavizada) tudo aquilo que uma vítima de bullying sofre durante e depois de sofrer as agressões, mas também mostra como é possível se reerguer e, de certa forma, superar e tirar algo de bom dessa situação ruim.
Uma quarta temporada vai vir após um hiatus (que eu estou esperando ansiosamente acabar), talvez eu atualize isso aqui depois de ler essa quarta parte.
Finalizando, só posso dizer que esse manhwa é muito bem desenhado, escrito e desenvolvido, te prende durante a leitura, te diverte, mexe com suas emoções e te faz criar laços com alguns personagens. É totalmente um cinco estrelas.