Ludmilla Silva 23/07/2023"Essa é minha Katana. Esse é o meu ofício"Mayara & Annabelle continua sendo um grande trunfo dos quadrinhos brasileiros. E essa segunda edição definitivamente não decepcionou, ela continua maior e melhor, amei cada minuto. É válido lembrar que essa edição aqui é dividida em duas partes, a primeira são os últimos volumes da história principal e a segunda parte são as histórias extras.
Em relação à narrativa principal, aqui temos uma mudança de cenário e foco de personagem. No primeiro volume a trama se passava majoritariamente no Ceará e quem recebeu grande destaque foi Annabelle, em função de seu passado conturbado com sua família. Aqui, a história se passa em São Paulo e temos a oportunidade de conhecer melhor o passado de Mayara e sua descendência japonesa.
O que mais me agradou nesses últimos volumes é que eles me lembraram muitos mangás famosos, tudo parece mais grandioso e mais épico. Os demônios estão mais assustadores e intocáveis. Na verdade, acredito, sim, que eles se inspiraram em obras japonesas até pela própria descendência da Mayara. É possível perceber isso pelos demônios da mitologia asiática, pela luta no Bairro da Liberdade em SP, pelo uso constante da Katana pela Mayara e pelo passado da personagem com o seu pai.
A premissa principal aqui é que o subsecretário, que Mayara acusou na primeira edição, conseguiu uma Joia do Exército com o poder de abrir as Portas do Inferno, agora as meninas, em conjunto com o Salgado, têm que impedir que ele e sua legião de demônios alcancem esse objetivo. É uma edição muito divertida, cheia de vilões maiores e lutas elaboradas. A estética continua bem presente na HQ e as cores fortes e vibrantes, principalmente o azul e roxo, deixam a edição ainda mais divertida.
As histórias extras são diversas e inclusive trazem novos autores e artistas para colaborar com Mayara & Annabelle, elas são sucintas, porém cômicas e conseguem se aprofundar ainda mais nos personagens. Eu recomendo muito “Carreta Fantasma”, ela não está nessa edição, mas é uma one-shot provavelmente vendida com o volume 2. De modo geral, me encantei muito com a história dessas duas guerreiras brasileiras e esse segundo volume é igualmente incrível, não deixa nada a desejar. Recomendo de olhos fechados.