spoiler visualizaresther 09/05/2023
Manacled: Melhor leitura do ano até agora
?? Eu esperava de tudo sobre esse livro, menos todo esse desenvolvimento de personagens e enredo perfeitos. Realmente, não espera tanto assim.
? Quero reprisar que, realmente não esperava que (quase 1500 páginas) iriam me impactar tanto assim, mas impactaram.
? Eu sofri e consegui sentir na pele tudo que os personagens sentiam. Tudo que eles passavam, todas as dúvidas, todos os momentos de tensão, absolutamente TUDO me abalava. Teve alguns momentos que tive que dar uma pausa na leitura e respirar muito fundo e voltar a ler.
? Mas, realmente, tenho que vir aqui e avisar: não é um livro para todo mundo. Creio que todos antes de começar a leitura, não importando por onde vão ler, tem que as orientações de leitura e, se você não consegue suportar alguns tipos de gatilhos, não leia.
? Não me arrependo de ter começado a ler e estou orgulhosa de mim mesma por ter lido está estória que, pessoalmente, achei perfeita! Todos os detalhes, as cenas do presente e as do passado, as histórias e tudo que estava sendo contado conforme os flashbacks iam passando. Tudo que a autora escreveu foi realmente condizente com o que eu imaginaria se o lado do Voldermort faria se ganhasse.
? A história do Draco, de início, eu não achei que me abalaria tanto mas, depois de ir lendo os flashbacks e, principalmente depois disso, que a minha percepção sobre ele mudou e MUITO. Ambos foram afetados pelos acontecimentos que antecederam e precederam a Batalha de Hogwarts. Tudo que acontece com ele é absurdamente triste e melancólico, então não me surpreendi que quando sai dos flashbacks seria jogada contra a parede de uma vez só. Fiquei totalmente surpreendida por me lembrar que ainda tinha essa parte do livro para enfrentar. Estava tão "acostumada" com os flashbacks que esqueci totalmente da parte que vinha depois.
? A história da Hermione não fica por trás. Ela sofreu tanto quanto o Draco (não sei dizer se mais ou não, mas que ambos sofreram, isso sim é um fato) e, sem as memórias de início, ficava difícil decifrar o que realmente ocorreu. Mas, depois que os flashbacks foram, aos poucos, contando o que realmente havia ocorrido e tudo que a Ordem e a Resistência fez ela passar, eu compreendi e entendi tudo que ela fez. O motivo dela querer usar Magia Negra e o motivo de alguns personagens falarem depois que ela estava certa no final das contas. Também, se não fosse por ela, muitas coisas "boas" que aconteceram antes da Resistência cair foi graças a ela e ao Draco.
? O final do livro foi uma coisa que me surpreendeu e muito. Esperava algo que não gostaria (já que eles sofreram tanto para, no final, eles sofrerem mais ainda) mas, se pensarmos no contexto, este foi sim o melhor final que ambos poderiam ter tido: Paz. Para eles, para a família que eles criaram. De início, pensei que não gostaria tanto desse final, mas quando terminei, pensei que realmente é melhor assim. Não posso dizer que não fiquei chateada quando a filha deles vai para a Grã-Bretanha e descobre tudo que falavam sobre os seus pais. Tudo que achavam sobre eles, principalmente sobre a Hermione. Disseram que ela "não lutou" mas, quem mais lutou foi a Mione. Estou quase defendendo a Aurora criar um livro e contar a verdadeira história dos pais, como eles lutaram na guerra, o porque de tudo isso. Mas, talvez, isso nunca ocorra.
? No final das contas, eu adorei todo o percurso da história e de como ela acabou. Mesmo ficando com um pouco de raiva com tudo que eles pensaram sobre a Hermione e o Draco, eu, como já falei, creio que a autora e os próprios personagens pensariam que seria melhor assim. Esse, com toda a certeza, foi um dos maiores livros que já li e, com toda a certeza, será um dos melhores lidos este ano por mim e continuará sendo um melhores que já li na vida por um bom tempo. Caso você deseja ler, recorde-se que ele não é para todos. Veja os gatilhos antes de iniciar a leitura.