Manacled

Manacled



Resenhas - Manacled


585 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


bia | @biatalendo 19/06/2024

Don't die.
São quase 1500 páginas de livro e eu quero escrever uma resenha a altura disso.

Primeiro, eu li a última página do livro, e imediatamente tive uma crise de soluços e tô soluçando até agora. Tenho certeza que é psicossomática, o porquê, vem agora.
Eu tenho uma conexão de vida com Harry Potter. É bizarro, assustador, a força que essa história me deu pra tocar a minha vida desde que eu era uma criança. Ler Manacled e me deparar pela primeira vez com o universo que eu tinha de HP, concreto e da maneira que eu conhecia, completamente devastado, foi algo e tanto.
Absurdo o que a Sen expandiu de Harry Potter aqui. Uma necessidade que veio conforme eu crescia e minha paixão pela história só aumentava, é que eu queria mais drama, mais horror, mais expensão, e a Sen faz isso aqui, de uma maneira quase cruel com os leitores.
A profundidade que ela dá para assuntos antes pouco abordados, chega a ser bonito de se ver, como a magia da cura, as runas e as magias das trevas, são agora, tão bem elaborados.
E em falar de elaboração, que escrita fantástica. Chega a ser melancólica, triste, de tão bem que ela integra as palavras com o ambiente, é quase uma dialética, ela cria um que precisa criar o outro. Se eu não me engano, ela escreveu tudo no celular, o que deixa me deixa mais absorta ainda.
Há a questão de ser extremamente inspirada em O Conto da Aia (meu livro favorito da vida, inclusive). Sim, é, e na primeira parte é quando temos tudo isso claro, mas a autora deixa isso explícito antes da história começar. Devemos relembrar, que se inicia como uma fanfic, e fanfics são elaboradas pelas paixões dos autores (todos os livros, mas arrisco dizer que com fanfics, mais ainda.). Essa inspiração não devia ser tratada como mártir, porque se tornou uma problemática a partir do momento que Manacled se tornou um fenômeno, consequente de ser de fato, uma história com muita, muita qualidade.

É possível, sem dúvidas, criticar e desprezar o que o livro traz com temas sensíveis, agora, não é justo, falar que a obra não tem qualidade. As artes, a escrita, e elaboração do universo... é um livro praticamente completo. A Sen pensa muito bem onde encaixar cada coisa, da maneira de deixar tudo mais devastador.

Volto a primeira questão, o motivo do meu soluço. Eu li Manacled em um tempo muito espaçado, e a história me deixou mal da mesma maneira. Se eu tivesse lido em um frenesi, eu teria ficado ainda pior. Eu sofri pela história de uma maneira bizarra. Era de eu parar, respirar, fechar o Kindle e ficar dois dias sem ler às vezes, mesmo sendo uma leitura que eu fazia quase todos os dias por pura vontade. O sofrimento tanto pelas novidades que a autora insere, quanto pela destruição do que antes eu conhecia. Mexeu com questões muito pessoais minhas ver a minha Hogwarts destruída, e devo esse sentimento ao poder da escrita de Sen.

Entro agora, no assunto mais polêmico, da questão da romantização, muito dita sobre essa obra. Tem um contexto, e um contexto que a Sen tenta justificar o porquê do horror entre Draco e Hermione, acontecer. É convincente para mim? Não. Há no próprio livro, personagens que dizem o que o público quer dizer, e há uma resposta vinda da própria Hermione. A resposta não me desce, eu me agarrei em outras coisas.

Temos uma relação simbiótica, duas psiques destroçadas que se apoiaram na vulnerabilidade um do outro, e foi decisão da autora, escolher os piores caminhos possíveis para os dois personagens, para os atos que aconteceram, terem de acontecer. É nojento e perverso, mas foi a escolha da autora, deixar os personagens sem escolha. Vem da própria fala da Hermione, uma frase que deve ser refletida com todo cuidado, que o amor não é inteiramente puro, e eu concordo. Mas precisa haver um cuidado enorme ao inferir essa frase, e para mim, faltaram justificativas da autora nisso.

O que eu quero dizer é que, a literatura não tem dever moral de dizer o que é certo e o que é errado, tem que vir muito do leitor, saber o que está lendo e saber interpretar aquilo que está por vir, e tem coisa pra caramba para refletir e interpretar em Manacled. Reforço que não é uma leitura para quatorze anos e cia, quando mais idade, espero que haja mais maturidade, e mais senso ao fazer essa leitura. Especialmente compreender que a literatura não é só livrinhos de capa colorida e romances fofinhos. Há histórias pavorosas, como Manacled, que tu pode sair discordando e achando os relacionamentos que envolvem a trama, horríveis, mas com a noção que a autora tem o comprometimento com a trama dela e com fazer algo coeso à psique dos personagens, e não à nossa moral.

Com mais 50 páginas, para mim, teríamos um desfecho melhor de alguns personagens cruciais na obra. Algumas partes tão importantes, não foram abordadas pela autora, que decidiu continuar com uma repetição de não duas ou três, mas cenas que já aconteceram mais de cinco vezes, descrições repetitivas que o leitor já deve ter entendido. Outras partes importantes foram esquecidas para favorecer um drama que eu já estava bem ciente. Essa permanece sendo a minha maior crítica à história. Podiam ser 1500 páginas com muitas coisas que foram bem abertas no meio da história, fechadas e justificadas. Além de que podia surgir uma variação de emoção de outros personagens, especialmente da Hermione. Eu chuto, 300 páginas puras de sofrimento intenso, dissociação, ataques de pânico, EXTREMAMENTE condizentes com o que ela passou. Mas uma hora, eu senti que a autora podia ter colocado um pouquinho mais de outras emoções, ter variado no drama da narrativa dela. São essas minhas críticas desfavoráveis.

Ademais, marca-se então, o maior livro que eu já li, e ele foi todo em inglês. Uma leitura que demorei para concluir, mas que valeu muito, muito a pena, e fico feliz da minha dificuldade de digerir,e tomara que eu demore para esquecer também.
comentários(0)comente



Manu 18/06/2024

Sen Liu Yu pague minha terapia agora!
O processo pra ler isso aqui (sim, foi um processo e não uma leitura normal) foi muito cansativo, eu sentia em vários momentos que ia ficar louca, acho que nunca uma história tinha me afetado tanto na vida, eu fiquei doente por causa da minha privação de sono enquanto lia isso, passei mal, vomitei de tanto asco, chorei e até tive crises de ansiedade, apesar de achar que estão mais envolvidos com meus traumas do que com o livro em si.

Que experiência singular e estranha, esse livro é tão bem escrito quanto é problemático, a autora se aprofundou tanto nos temas que por vezes eu me sentia carregada pela narrativa, mas no momentos que os personagens trombavam com dificuldades - que estavam presentes de uma forma considerável - parecia que eu que estava, na verdade, me arrastando pra conseguir terminar esse livro. Eles dois não tem UM único momento de paz, é sofrimento e tristeza do começo ao fim, é guerra, lágrimas, morte, e daí pra pior. Eu me pergunto o que passa na cabeça dessa autora? Como essa mulher consegue dormir tranquilamente enquanto escreve isso? Que mente é essa?

Dito isso, não recomendo pois é um livro que me deixou muito, mas muito mal mesmo, porém, se você tiver essa experiência, tente apreciar porque a escrita é mais do que IMPECÁVEL (melhor que muitos outros autores que são consagrados no tiktok, inclusive).

Acho que nunca mais vou ser a mesma depois disso aqui, ou pro bem ou pro mal.

E por último, para aqueles que com certeza vão comentar ?ahh porque eu não vi nada demais, nem é tudo isso o trauma dos personagem?. Isso não é algo do qual você deve se orgulhar, honestamente se você leu tudo que essa personagem passou e não sentiu nada, você provavelmente deveria fazer uma terapia, URGENTE!
comentários(0)comente



Ana Paula Teodoro Benedet 15/06/2024

Ok.
Primeira fanfic que leio sobre esse casal... já ouvi falar muito desse livro, mas não achava que seria tão bem desenvolvido.
comentários(0)comente



Ester621 15/06/2024

Fanfic são relevantes sim
Me surpreendi lendo essa fic, ela é muito bem escrita e bem criativa até, maaass que trem problemático, senhor, ela conseguiu romantizar todas as red flags possíveis e fazer você engolir, porque somos carentes de um romance em que o homem realmente ame a mulher.
Enfim, é um livro grande demais também, a parte dos flashback é gigante sem necessidade.
Esse livro é um É assim que acaba dos nerds.
RafaelaLindaperfeitaduarte 15/06/2024minha estante
Um assim que acaba dos nerds tô mal


Julia.Roloff 15/06/2024minha estante
Eu acho que ela faz uma sátira a romantização desses temas tóxicos em vários pontos do livro.
A resenha da Ias é muito legal pra fazer a gente refletir sobre a forma que autora trata esses temas: https://youtu.be/mY_Va-AQgsI?si=QcuOPPSw7V_AFh32


Thiago548 15/06/2024minha estante
Que resenha boa a sua ????




Iasmin Lucena 14/06/2024

No meu ponto de vista, superestimado
Quando fiquei sabendo da existência desse livro, vi o pessoal comentando que era muito pesado e que tinha que ter estômago pra ler.
Bem, não achei nada disso. Óbvio que tem partes mais fortes, mas nada tão absurdo assim.
Sou fissurada em Harry Potter e achei realmente uma viagem e concordo que, em um universo paralelo, muitas das coisas poderiam acontecer.
O livro é bem extenso e acaba ficando cansativo, daria para ser mais compacto e dinâmico.
Não sei se leria ele novamente, principalmente por ter achado imenso e maçante em alguns pedaços.
Aqui você vai entender o Draco e ter ainda mais certeza da bravura da Hermione!
Não é um casal que já shipei e nem shipo agora, mas foi, de certa forma, nostálgico ler esse livro.
comentários(0)comente



rosecobalt 11/06/2024

" Ela foi um membro não ativo da Ordem da Fênix e não lutou"
Existe uma eu antes, durante e depois. Esta foi talvez uma das histórias mais épicas que já li!! Foi minha primeira fanfic Dramione e pqp que começo. motivo pra você ler :
“Eu te avisei. Se algo acontecer com você, eu pessoalmente destruirei toda a Ordem. Isso não é uma ameaça. É uma promessa. Considere a sua sobrevivência tão necessária para a sobrevivência da Resistência quanto a de Potter. Se você morrer, matarei cada um deles. Dado que o risco de suas vidas é aparentemente a única maneira de fazer você valorizar a sua.” AAAA amo eles, amei a escrita, o universo da guerra foi tão bem feito que realmente parece algo que aconteceria nos filmes, fez tanto sentido e no final só soube chorar.
comentários(0)comente



celesteromagnoli 08/06/2024

Obcecada
Jamais pensei que leria uma fanfic em 2024, mas não apenas li, como fiquei OBCECADA. +1500 páginas de pura arte.
obs: a autora dessa fanfic escreve 1000x melhor que aquela la que escreveu hp
Dawes 11/06/2024minha estante
Eu cheguei a achar se essa história não seria melhor tb hahaahahaha


Maicon.Desordi 11/06/2024minha estante
Genteee, estou criando muita expectativa. Kkkkkkk




Nana 07/06/2024

Foi bom, mas esperava um pouquinho mais.
O início é ok, o meio é enrolado mas é bem bom e o final deixou um pouco a desejar.
Não entendi tanto o hype, vou ver se leio outras fanfics dramione depois.
comentários(0)comente



JenAmaral 06/06/2024

MANACLED
Nunca na minha vida eu imaginei que leria algo desse tipo, e agora eu só consigo pensar UAUUU
DRAMIONE é minha mais nova obsessão
comentários(0)comente



Jenifer121 04/06/2024

Surpreendente
Livro muitíssimo bem escrito, te transporta para o mundo junto com os personagens e te faz sentir o que eles sentem.
A primeira parte é realmente difícil de engolir e me fez quase largar a leitura, mas minha curiosidade me fez continuar e me surpreendi com o desenrolar de tudo.
Acho que a estória e as consequências de cada ação foram muito justas, embora nem sempre representando um final feliz. Mas esse livro é assim mesmo, sua tudo de você para dentro dele.
comentários(0)comente



Agatha G. 03/06/2024

Acho que coloquei expectativas demais porque todo mundo tava falando super bem, mas não consegui gostar

achei interessante no começo, mas depois de um tempo ficou bem maçante pra mim e eu passei a ler diagonalmente sem perceber

dava pra reduzir várias páginas tirando diálogos e cenas desnecessárias
comentários(0)comente



Luiza 02/06/2024

Tenho muitas opiniões a respeito disso aqui e muitas delas nao sao positivas. tipo, é bem escrita e bem desenvolvida. mas ????????????? gente pelo amor de deus
comentários(0)comente



cldisck 01/06/2024

Como eu esqueci de dar a minha opinião sobre essa obra prima?

Quando eu li fiquei obcecada, falei desse livro para todo mundi (eu não sou fã de harry potter)

Cara a historia a historia é perturbadora, chocante, cheia de gatilhos e de reviravoltas, de embrulhar o estômago e querer largar a leitura por diversas vezes. Dói ver tudo o que a Hermione passa, dói ?sentir na pele? tudo o que ela descreve. Mas a historia é tao tao boa que te prende.


O livro é ótimo (no sentido de te prender e te envolver) mas definitivamente não é um livro pra todos
comentários(0)comente



Baekmin 31/05/2024

Fazia muito tempo que não lia algo que de fato me prendia desse jeito, eu queria ler o dia inteiro e quando não podia ler só pensava na história.
Eu ainda fico chocada com a construção do universo, dos personagens, de todo o plot.
Terminei e ainda não consegui superar a hist, o final...
É um história de puro sofrimento, que tem horas que até você fica meu deus acaba por favor, como pode tanta dor, tanta dificuldade na vida de alguém e ai a história mostrava q sempre pode piorar.
Porém mesmo assim, eu ainda me encantei pela história e adoraria esquecê-la pra ler dnv pela 1x.
Não consigo pensar em mais nada na resenha q faça juz, pq ainda me sinto extasiada da leitura
comentários(0)comente



585 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR