O peso do vazio

O peso do vazio



Resenhas - O peso do vazio


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Maria14809 26/10/2024

Extremamente lindo
Um livro muito lindo, sensível e profundo, impecável em todos os sentidos.

A construção de personagem é super profunda e a leitura te prende do início ao fim, o suspensa, os sentimentos, as dores, as abordagens tudo feito de maneira sensível e muito bem trabalhada.

O livro aborda temas importantes, pesados e verídicos de forma informativa, sensível e bem feita, a leitura embora tenha muitos gatilhos é linda e gostosa, fluída e muito necessária, ele te coloca para enxergar ângulos da vida que você talvez nunca tenha visto e te faz enxergar e questionar muitos aspectos da sociedade, o livro aborda a natureza humana na sua forma mais complexa e profunda de maneira analítica e visual, ao mesmo tempo te colocando em situação de ampla perspectiva e te fazendo questional a sua moral, os seus conceitos e principalmente te fazendo duvidar do que está certo e do que está errado na narrativa, mostrando o quanto à natureza humana pode ser volúvel.

Cada ponto desse livro é apaixonante, o casal principal mesmo com suas particularidades é incrível e te faz querer conhecer mais do universo, uma leitura sensível, gostosa, necessária, intensa, profunda e questionadora, eu ameiii
comentários(0)comente



DebRodrr 26/10/2024

Sensacional
Esse livro me tirou da caixinha que eu estava costumada, me apresentou pra um universo cheio de nuances. Criei expectativas, imagineis plots. Nada me preparou para o que vinha.
Damon, melancólico, um emocionado goza rápido. Aleks, toda quebrada e traumatizada. Mas os dois juntos ?? Eu sei que Damon vai fazer muito bem pra nossa bailarina, e eu sei que Aleks vai fazer Damon perder o medo de jogar. Tudo por ela ??
comentários(0)comente



Pretatododia 11/10/2024

Não é uma leitura pra todo mundo
Eu acabei de ler esse livro e não sei o que pensar, confesso que estou um pouco chocada e com sentimentos conflituosos.

Apesar da história ser de Damon e Aleks, achei que outros personagens tomaram o protagonismo, como Cherrie e Cartier e isso não foi ruim? só meu deu mais vontade de ler o livro do Cartier e da Sereia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lannazv 09/10/2024

Com toda a sinceridade, que livro ruim. Não gostei! Achei tudo meio esquisito e confuso, o que foi frustrante porque eu tava com muitas expectativa. Mas a pior parte dessa leitura foi essa doideira da Europa/Cherrie, com essa dupla personalidade que não foi bem trabalhada, achei tão raso. Só terminei porque me forcei a continuar, queria ver onde essa palhaçada toda iria parar. No final, teria sido melhor ter abandonado pela metade, não valeu o esforço.
comentários(0)comente



Bia⨠03/08/2024

Olha eu já li muitos livros Dark mas esse me deixou muito dividida acho a história toda muito pesada principalmente a história da protagonista, mas o final e o fato do próximo livro ser das pessoas que foram responsáveis por torturar a protagonista me fez desistir de ler, a escrita da autora é boa, a história é o enredo é viciante, então se você tiver estômago vá em frente
comentários(0)comente



Pandora 27/06/2024

As sombras também fascinam.
"O Peso do Vazio" da Olivia Lautre é um Dark Romance é um gênero literário no qual as autoras se propõem escrever histórias consideradas indigestas nas quais incesto, pedofilia, violências sexuais, violências psicológicas e por ai vai. Horror! Horror! É uma viagem ao coração das trevas humano. A pessoa que se propõe a desbravar esse gênero precisa saber onde vai pisar... esse terreno íngreme, cheio de buracos, luz suficiente apenas para produzir sombras e mais sombras.

Ultimamente esse gênero literário tem sido uma das coisas sobre as quais mais tenho ouvido falar. Os pequenos barulhos em meu entorno começaram via redes sociais, através de leitoras absurdadas com as situações retratadas nesse gênero, foram aumentando com uma das minhas estudantes mais queridas conversando comigo sobre as leituras dela e, por fim, se tornou ensurdecedores quando uma amiga próxima trouxe os livros da Olivia Lautre para o nosso grupo do whatsapp.

Muitas pessoas seriam capazes de resistir a esse tipo de som, esse não é meu caso, a minha curiosidade literária não permitiu.

Em "O Peso do Vazio" a Olivia Lautre começa a contar a história de um oligarquia composta por empresários americanos dos mais diversos ramos essenciais a manutenção do Capitalismo chamada "Sangue em Ascensão". São pessoas cujo poder vem do dinheiro acumulado ao longo do século XX através de exploração de meios de comunicação, especulação financeira, indústria alimentícia, energia e por aí vai. Resumindo, em tempos de crise alguns choram outros vendem os lenços, durante "A Crise de 1929" algumas famílias se reuniram para vender lenços, fizeram fortuna e através de todo tipo de maquinação permitida pelo Capitalismo e controlam boa parte do Ocidente.

Nesse primeiro volume se narra o encontro e a história de amor do Damon, um dos mais poderosos membros dos "Sangue em Ascensão" e da Aleks, uma das pessoas mais abusadas, maltratadas e abaixo na hierarquia social do grupo retratado neste livro.

Damon aos 26 anos já ocupa uma posição privilegiada dentro do tabuleiro do jogo de poder dessa oligarquia de multimilionários. Apesar de jovem, nosso protagonista conseguiu um lugar de destaque no jogo quando conseguiu emplacar um projeto de exploração de petróleo e gás natural no Oriente Médio. Como isso não é um conto de fadas, Damon consegue seu projeto roubando ele de sua amiga de infância, é uma pessoa capaz de violência, é negligente com sua esposa grávida, traumatizado até a raiz do cabelo por ter crescido em uma família disfuncional e pela sensação de impotência e desamparo gerada pela perda precoce da mãe.

Aleks, é uma ex-bailarina do Bolshoi que vive em uma situação imensamente desconfortável. Ela é uma bailarina de uma caixa de música em formato de gaiola dourada. Em uma sociedade como a nossa na qual mulheres comumente são objetificadas, a figura de Aleks, uma beldade de olhos azuis e altas habilidades artísticas, como uma pessoa aliciada desde a infância, violada, sexualmente explorada cheia de traumas e feridas, vivendo como uma Boneca constantemente no limite emocional em uma gaiola da qual ocasionalmente deseja saí, mas constantemente não se enxerga fora, causa um desconforto atroz e ao mesmo tempo, apesar do extrapolamento da maldade característico do Dark Romance, é verossímil.

A oligarquia formada pelos membros do "Sangue em Ascensão" não é uma irmandade. Como eu disse, trata-se de uma oligarquia onde todos os membros desejam poder e espera-se que disputem esse poder, jogando uma intensa e violenta partida de Xadrez. Aqui as lealdades são duvidosas, a violência é esperada, quem com o ferro fere pode ferido a balas, as repostas a agressões não precisam ser proporcionais a violência sofrida, tudo depende da situação. Todos os membros dos "Sangue em Ascensão" são Jogadores ou Peças do Jogo.

É por uma jogada de um Jogador que Damon e Aleks se encontram e começam a se relacionar. Os dois têm cargas emocionais muito pesadas. O Damon cresceu dentro dessa ambiência de ambição, deslealdade e lealdades duvidosas. A perda da mãe, a ausência do pai, o peso de pertencer a um grupo tão capaz de vilanias. A Aleks é uma borboleta em um pote de vidro, o ar pode acabar a qualquer minuto, alguém abre uma fresta, mas será ela capaz de voar para fora, será que o ar de fora também não pode destruir uma criatura já tão fragilizada?

A história contada em "O Peso do Vazio" é cheia repleta de sombras, medo, aflição e violência. Muitas vezes me senti asfixiada e enjoada. O livro tem seu núcleo de luz, o Damon e a Aleks tem seus momentos de felicidade e contentamento dentro de sua história de amor, afinal trata-se de um romance, mas o lado escuro é muito mais presente, afinal é uma história dark. Esse é um livro para quem tem estômago forte para viver subidas e descidas em uma montanha russa emocional.

Apesar de não ter sido uma leitura fácil do ponto de vista emocional, é preciso dizer que a escrita da Olivia Lautre é envolvente e de fácil leitura. Devorei o livro em três dias, houve momentos nos quais simplesmente não conseguia parar de ler. Merece destaque também a lucidez da autora em relação ao funcionamento do Capitalismo enquanto Sistema Econômico e Cultural, sua abordagem em relação a questão dos alimentos ultraprocessados, sua visão da geopolítica bem encaixada e principalmente o juízo de saber que não existe romance capaz de resolver traumas e questões psíquicas sem terapia.

A autora avisa na primeira página de seu romance as questões escondidas nas sombras de sua obra, a pessoa leitora entra no Universo dos Sangue em Ascensão ciente do tipo de coisa com a qual será confrontada.

"... espere por pontos de vistas distorcidos e atitudes perturbadoras envolvendo: violência psicológica, violência física, depressão, ansiedade, crises de pânico, suicídio, luto, assassinatos, traumas, vício/uso de entorpecentes, relacionamentos abusivos, automutilação, transtornos mentais, crueldade animal, hipnose, overdose e misoginia."

Por fim, o Dark Romance não é uma novidade literária, não vamos nos esquecer do Marquês de Sade, do "O Morro dos Ventos Uivantes" da Emily Brönte e mesmo das aterrorizantes narrativas contidas em livros da Bíblia como Gêneses, Êxodo, I e II Reis onde incesto, violência sexual, violência sexual com incesto, fratricídio, adultério, irmão vendendo irmão como escravo, homicídio, traição, jogos de poder. Se a gente perceber a Bíblia fora do contexto espiritual, ela é uma coleção de livros sobreviventes do Mundo Antigo e, debaixo de sua luz e de suas sombras, poderíamos afirmar com tranquilidade que a humanidade tem fascínio pela escrita e leitura de aventuras sombrias, jogos de poder, grandes tragédias, amores e traumas. Nossas virtudes atraem atenção, afinal, quem não gosta de calor e luz? Mas nossas desvirtudes, nosso fascínio pelas sombras dolorosamente frias nunca nos abandonou.

Dito tudo isso: o dark romance não é para mim. Pesado demais! Meu coração é Romance de Época, é Julia, Bianca e Sabrina.

site: https://elfpandora.blogspot.com/2024/06/o-peso-do-vazio-dancando-com-o-misterio.html
comentários(0)comente



Julia 16/06/2024

O peso do vazio
Uma das histórias mais PESADA que já li com personagens perturbados.
Tudo é meio maluco mais é cheio de reviravoltas boas
comentários(0)comente



marytw 16/06/2024

Minha experiência com este livro foi uma merda.
Desde as primeiras páginas (e por causa de uma ilustração maravilhosa) fui enganada por promessas vazias de um maravilhoso dark romance com slow burn entre Damon e Aleks, apenas para me entregarem: um casal com dependência emocional DOENTIA e cenas hot sem um pingo de amor ou química.

Cada página virada foi um golpe de desgosto e desespero. A autora tentou criar uma conexão profunda entre os protagonistas, mas falhou MISERAVELMENTE. Os momentos íntimos, longe de serem tocantes, eram uma bagunça sem conexão emocional real. Esperava ser arrebatada por sentimentos genuínos, mas tudo que encontrei foram descrições sem graça e desinteressantes.

Os diálogos entre Damon e Aleks, apesar de tentarem ser autênticos com seus apelidos constrangedores (Borboleta Russa, Dono, Bailarina) só conseguiram me encher de vergonha alheia. Não houve profundidade, apenas uma superficialidade desconfortável que deixou um gosto amargo na boca.

A narrativa NÃO APENAS falhou em cumprir suas promessas, COMO TAMBÉM as esmagou sob um peso de mediocridade. Os personagens não evoluíram; eles estagnaram em uma mesmice previsível e desanimadora.

Os "plots" (sim, em aspas porque é quase impossível alguém não ir descobrindo cada plot antes mesmo dele vir na trama) dita como momentos marcantes, foi como uma piada mal contada que só serviu para aumentar meu ódio.

A autora aproveitou para usar tabus como o incesto, pedofilia e estupro de maneira repugnante, usando um rótulo de "é dark romance" para justificar suas escolhas moralmente (EXTREMAMENTE) duvidosas.

E para encerrar, a continuação é um livro onde três personagens que aparecem aqui, são um trisal, sendo que dois deles são IRMÃOS. Achei extremamente nojento a autora dar "continuação" em uma coisa tão REPUGNANTE. O porquê você me pergunta? Então, e se eu te dissesse que um deles é um pedófilo com a própria filha e o outro é um estuprador? E o pior de tudo é ver as leitoras abafando esses "pequenos" detalhes pra recomendar e ainda por cima cadelar, como se fosse uma coisa normal.

Em resumo, este livro foi uma experiência de leitura INSUPORTÁVEL. Cada página virada foi um passo mais fundo em um pântano de decepção e nojo puro. Se pudesse, apagaria da minha memória a lembrança de ter lido este livro repulsivo. E olha que do início pra metade já tinha 4 estrelas, mas depois da página 356, o livro ficou insuportável, se desfez absolutamente TUDO o que eu tinha amado da história e do romance.

NÃO RECOMENDARIA NEM PARA MEU PIOR INIMIGO ??
Carla França 16/06/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK eu gosto muito de resenhas sinceras e autênticas


Vinicius39 16/06/2024minha estante
Eu amo resenhas que são resenhas mesmo. Tento au máximo ser sincero assim. Moço, você e luz. Eu iria ler esse livro kkkk




karolyne.reiis 13/06/2024

Que livrooo!!!
Que livrooo, como ninguém fala disso no meio do dark
a escrita da autora me prendeu do início ao fim e amei essa escrita melancólica.
confesso q demorei pra terminar pois não queria que acabasse, eu fiquei muito surpresa a cada capítulo certeza que nunca vou esquecer desse universo.
por isso que amo as autora nacionais!

leia os gatilhos antes de ler!!!
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR