Zero Eterno #5

Zero Eterno #5




Resenhas - Zero Eterno #5


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Bruno 05/12/2023

Fim da II Guerra na visão oriental
Os 5 volumes dessa série englobam um universo desconhecido aos olhos ocidentais quantos as batalhas travadas sobre o Oceano Pacífico, durante a II Guerra Mundial. Para quem tem interesse em guerras, é um manga indispensável, e mesmo quem não tenha tal interesse, certamente o terá despertado após essa leitura.
comentários(0)comente



Guilherme.Ferraz 30/07/2023

"Você cumpriu sua missão, agora descanse em paz"
O volume final de zero eterno mostra uma conclusão muito emocionante da vida do piloto Miyabe.
O mangá, por completo, traz outra perspectiva dos pilotos do Zero, os tornando mais humanos, assim como mostra o pesadelo da guerra para ambos os lados.
comentários(0)comente



Bruno.Henrique 19/06/2022

A saga chega ao fim ...
Desde o início da história já esperamos mais ou menos como seria o final. Porém mesmo assim acontece uma reviravolta inesperada (pelo menos para mim) no final do 5° volume. O último volume foi o que mais me emocionou, recomendo muito a leitura dessa saga. Espero que o filme seja tão bom quanto o mangá foi (e provavelmente o livro também).
comentários(0)comente



Giuliano.Behring 05/06/2021

Uma outra perspectiva
Nessa resenha não escrevo sobre apenas este último volume, mas me refiro ao mangá Zero Eterno como um todo (5 volumes).
Bem, Zero Eterno é uma mangá de guerra, mas não a guerra que conhecemos que basicamente é a estadunidense, mas sim uma outra, uma guerra pela ótica japonesa, e já mencionei em outras resenhas como a de "Marcha para a Morte" da editora Devir que os soldados japoneses não necessariamente eram algo valioso para os seus comandantes, muitas vezes sendo mandados irracionalmente para missões com absolutamente nenhuma chance de vitória, isso principalmente nos 2 últimos anos da segunda guerra (1944-1945) em que o exército japonês já tinha tropas estadunidenses marchando em seu território.
Porém, a parte que achei mais legal de todo o mangá é o jeito que eles abordam esses soldados de baixa patente que tinham uma espectativa de "sofrer lavagem cerebral" e que teoricamente eram os maiores peões que se poderia pedir, muito disso se observa em um personagem jornalista aleatório que aparece durante a obra exatamente para desmentir essa ideia de que eram pessoas que entregavam suas vidas alegremente ao imperador e a pátria.
A pesquisa histórica também é bem interessante, uma vez que ao entrevistar vários indivíduos o protagonista do presente vai desmentindo fatos anteriores e acaba descobrindo novas informações que se juntam com as demais.
Mas acho que minha maior crítica é que parece que nesse mangá tudo é muito preto no branco, é preciso que exista uma carta comprovando tudo, tipo, não dava pra adivinhar nada não? E eu entendo que isso so reforça o fato de que a realidade era aquela mas... Eu acho que os personagens poderiam ser 60% menos tapados
O outro 0,5 que tirei da nota final foi porque eu pessoalmente não gosto muito de mangá de guerra ou qualquer narrativa, mas se você gosta de aviação e guerra esse daqui é o mangá pra você!
comentários(0)comente



Jessé 07/09/2020

Bom final.
Mais uma série de mangá encerrada. Foi um bom entretenimento, com um final satisfatório. Mas nada que eu tenha achado memorável.

Mas o capítulo final é muito bonito e tocante. E apesar de todos os percalços, da um fechamento poético pra estória. A leitura é interessante também pra sabermos mais sobre a participação dos japoneses na 2 guerra, que por muitas vezes é lembrado apenas por Hiroshima e Nagasaki. Os relatos dos pilotos Tokko também é muito interessante.

Esse volume eu dou 4 estrelas, e pra série num todo, eu sou 3 estrelas e meio. Acho os 2 primeiros volumes bem problemáticos, pois ao meu ver tem muitos capítulos descartáveis. Eu quase desisti de ler quanto terminei o volume 2.

No terceiro volume o mangá deu uma melhorada, e o auge pra mim ficou com o volume 4 mesmo, aonde temos os melhores relatos da estória. E o cinco só fecha o ciclo. Eu fiquei com a impressão que não tinha muita estória pra ser contada, e o autor ficou segurando todas as cartas na manga pros últimos volumes.

Também achei que alguns arcos ficaram mal fechados, e outros achei um pouco forçados. Algumas personalidades clichês (japoneses na maioria das vezes tem uma tendência muito estereotipada pra retratar mulheres) me incomodou um pouco.

Tem seus pontos positivos como mencionei acima, mas não foi o melhor relato que li sobre esse assunto em se tratando de Mangas. Obras como Gen, ou Hitler do Ozamu Tesuka sao infinitamente melhores. Ok, talvez eu esteja sendo um pouco injusto em comparar Zero eterno com essas duas obras, mas acho isso meio inevitável por serem obras do mesmo país e do mesmo formato.

No geral valeu a pena, mas não leria de novo, por isso vou passar minha coleção pra frente.
comentários(0)comente



Marieliton M. B. 08/11/2015

O fim
Edição final e com ela trás grandes revelações e comoventes relatos. Definitivamente, essa é uma das melhores coisas que li no ano. Pra quem aprecia uma boa leitura, riquíssima em relatos históricos e com personagens bem construídos e com um ótimo desenvolvimento, Zero Eterno é um prato cheio.
Nesta edição vemos o que realmente levou Miyabe a se tornar um tokkai e o que se sucedeu à sua mulher e filha no período em que ele ficou ausente.
Apesar da conclusão da história de certa forma já ser conhecida desde o início, ao ver como se sucedeu o fim de Miyabe é algo realmente tocante.
Leitura recomendadíssima.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7