Quero construir a minha história narra a trajetória do engenheiro Rodrigo, sua mulher, Rita, e o filho André, de 8 anos. Enquanto Rodrigo sempre foi um "apertador de parafusos", com boa formação profissional mas sem grande capacidade de liderança, o filho demonstra desde cedo enorme talento criativo e potencial empreendedor. As idéias do menino, no entanto, não são bem-vistas pelos pais, que desejam que ele faça faculdade e siga uma carreira estável de médico, engenheiro ou advogado.
Ao mesmo tempo que defende essa visão conservadora em casa, Rodrigo enfrenta uma reviravolta no trabalho que o faz questionar seus antigos conceitos. É então que, com a ajuda do amigo e consultor Carlos, o engenheiro e sua mulher descobrem o verdadeiro papel do empreendedor e começam a entender a importância de encorajar os sonhos do filho.
Dolabela consegue mesclar uma boa história com depoimentos de empresários brasileiros bem-sucedidos e informações fundamentais para quem deseja disseminar a cultura empreendedora. Cada capítulo remete a um ou mais anexos no final do livro, que exploram os aspectos mais técnicos ou didáticos do empreendedorismo.