Uma leitura leve para reflexões profundas. Brigid Delaney faz uma ponte com a Antiguidade para trazer a sabedoria milenar dos grandes estoicos aos tempos modernos de angústia e caos. Os princípios estoicos da virtude, moderação e disciplina aplicados no seu dia a dia.
Uma corrente filosófica que não apenas sobreviveu aos séculos ― e milênios! ―, mas também se mantém relevante até hoje, o estoicismo está cada vez mais em voga, e não por acaso. Os grandes mestres estoicos ― Epiteto, Marco Aurélio e Sêneca ― compartilharam seus ensinamentos com o propósito de engrandecer a humanidade e auxiliá-la a navegar pela vida sem turbulências. “Sem turbulências?”, você pode questionar. Sim, pois, praticando os princípios estoicos, é possível atravessar tempestades com serenidade ao reconhecer o que está sob nosso controle ou não. Uma vez compreendendo e aceitando de verdade que não se pode ter controle sobre tudo, tornamo-nos livres para direcionar nossa atenção ao que podemos mudar. O controle absoluto é uma ilusão, ao passo que o controle de nós mesmos não só é possível como alcançável.
De forma leve e divertida, Brigid Delaney narra sua trajetória pelo estoicismo, compartilhando os desafios, as conquistas, os percalços e os aprendizados que obteve com os grandes filósofos da Antiguidade.
Com passagens da tríade estoica, sugestões práticas e aplicações cotidianas, Razões para não se preocupar guiará o leitor em sua própria jornada na busca por mais serenidade e menos caos por meio do estoicismo.
Literatura Estrangeira / Não-ficção