As Reflexões sobre a revolução em frança, publicadas pela primeira vez em 1790, marcaram o ponto de partida do grande debate sobre a Revolução Francesa. Trata-se de uma obra de capital importância, já que é uma análise da Revolução contemporânea a ela, e, portanto, de inestimável valor histórico.
Partindo de uma crítica ao novo regime francês, Burke passa a considerar o sistema britânico e a defendê-lo de seus detratores, que desejam implantar na Inglaterra o sistema político do continente.
Ao logo do livro, o autor dissecará as contradições do regime revolucionário e os numerosos crimes e injustiças cometidos durante o Terror. Passando em revista os sistemas políticos inglês e francês, Burke analisará as respectivas constituições, a religião, a sociedade civil e concluirá com os famosso "Conselhos aos ingleses".
Edmund Burke é considerado nos EUA e na Grã-Bretanha um dos fundadores do conservantismo, daí o interesse dda presente obra para os estudiosos do pensamento conservador contemporâneo." - Texto da contracapa
Filosofia / História / Política / Não-ficção / Sociologia