E se aquilo que sempre ouvimos sobre resiliência for um mito tóxico?
O livro ideal para quem gostou de A sutil arte de ligar o f*da-se.
No dicionário, o significado da palavra resiliência é: “capacidade de superar, de recuperar adversidades”. Esse conceito está cada vez mais em alta e a todo momento ouvimos que, se formos resilientes, seremos felizes e bem-sucedidos. Mas e se não for bem assim? O que parece ser um conceito saudável para o nosso dia a dia tem se tornado, cada vez mais, um conselho raso da chamada “positividade tóxica”.
Em Resiliência é o c@r@lh*, o jornalista, empreendedor e especialista em gestão de pessoas Bruce Daisley apresenta uma pesquisa fascinante que questiona tabus e mitos enganosos que dominam os livros de autoajuda e o mercado de palestras e de “coaches”. Considerando as últimas descobertas científicas, o autor apresenta uma abordagem completamente diferente para ajudar pessoas de diferentes perfis a alcançar a boa saúde mental, com dicas e exercícios testados na prática.
Em um texto leve e bem-humorado, Daisley examina a trajetória de superatletas a fim de observar que pistas suas experiências de vida nos oferecem sobre a relação entre fracasso e sucesso. Ele também avalia o impacto dos traumas na mente e no corpo, questionando se as dificuldades pelas quais passamos na vida realmente nos tornam mais fortes.
Desafiando a crença de que apenas indivíduos extraordinários são bem-sucedidos, o livro nos ensina como ter mais coragem e autoconfiança para alcançar a nossa própria fortaleza. Daisley mostra como é necessário, independentemente da nossa geração, estarmos preparados para um mundo que muitas vezes parece querer nos devorar.
Autoajuda / Não-ficção