colaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
Fernando de Barros e Silva [País cancelado, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
Miguel Lago [“Batalhadores do Brasil…”, p. 14] é diretor executivo do IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), co-fundador do Nossas e professor adjunto da Universidade de Columbia. Ilustração de Kleber Sales.
Tatiana Roque [A queda dos experts…, p. 20] é professora da UFRJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura. É autora de História da Matemática (Zahar) e O Dia em que Voltamos de Marte: Uma História da Ciência e do Poder, com Pistas para um Novo Presente, a ser publicado pela Planeta.
Peter Burke [… E a ascensão dos charlatões, p. 24], historiador inglês, é professor emérito da Universidade de Cambridge. É autor de Uma História Social do Conhecimento (Zahar). Tradução de Sergio Tellaroli.
Olegário Faria Wajngarten Ribamar [The SecomVc Herald, p. 28] é secretário de Comunicação Social do governo da casa de vidro. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro.
João Batista Jr. [O sujeito oculto, p. 30], repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Fotografia de Egberto Nogueira.
Gizele Machado Torres [Um pé na cozinha e outro na pós, p. 36], pedagoga, mestranda da UFMG, subsecretária de Cultura de Fortuna de Minas e coautora da coletânea Negras Crônicas (Villardo). Fotografia de Leo Drummond.
Allan de Abreu [O major da cocaína, p. 40], repórter da piauí, é autor de Cabeça Branca: A Caçada ao Maior Narcotraficante do Brasil (Record).
Fernanda Ferrairo [Histórias raras, p. 46] é médica e escreve sobre ciência e saúde. Ilustração de Beto Nejme.
Aparecida Vilaça [Mal invisível, p. 52] é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ. Publicou Paletó e Eu: Memórias de Meu Pai Indígena e Morte na Floresta (ambos pela Todavia).
Marcos Nogueira [O paladar dos tiranos, p. 60], jornalista, assina o blog semanal Cozinha Bruta na Folha de S.Paulo.
Itamar Vieira Junior [Voltar, p. 66] é escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Com o romance Torto Arado (Todavia) ganhou os prêmios Oceanos, LeYa e Jabuti na categoria romance. Este conto inédito faz parte do livro Doramar ou a Odisseia: Histórias, a ser lançado pela Todavia em junho. Ilustração de Robinho Santana.
Alejandro Chacoff [A modéstia mágica, p. 70], escritor, ensaísta e crítico literário da piauí, é autor do romance Apátridas (Companhia das Letras).
Carl Seelig (1894-1962) [Passeios pelo interior, p. 71] escritor suíço-alemão, foi o primeiro biógrafo de Albert Einstein, sobre o qual publicou e editou vários livros. O texto é um trecho do livro Passeios com Robert Walser, que a editora Papéis Selvagens publicará em junho. Tradução de Douglas Pompeu.
Natasha Felix [Poesia, p. 75], poeta e performer, é autora de Use o Alicate Agora (Macondo) e participou das antologias
As 29 Poetas Hoje (Companhia das Letras) e Nossos Poemas Conjuram e Gritam (Quelônio). Ilustrações de Luciano Feijão.
Luigi Mazza [“Ueca tudi diango”, p. 78] é repórter da piauí.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
Política / Sociologia