R...... 02/01/2024
Agosto de 1998
"O renascimento do barroco"
Abordagem sobre a brasilidade que o movimento artístico adquiriu no país, caracterizado por cores fortes, miscigenação no retrato das personagens com feições de mulatos e pessoas comuns, o entalhe em madeira substituindo o mármore, painéis pintados em substituição a arte nos azulejos, e a sensualidade nas formas no lugar da austeridade formal. Algumas das adaptações.
Interessante que mesmo com esses elementos, o texto ressaltou o barroco brasileiro como o mais europeu da América (em países como o México, Peru e Bolívia tem maior tropicalização e influência indígena).
"Ilhas Galápagos"
Reportagem com curiosidades, peculiaridades e imagens instigantes.
O arquipelágo está entre os lugares mais remotos do mundo (a 960 km da costa chilena) e tem natureza fascinante, com citações no texto às observações de Darwin.
Na origem, vulcôes submarinos, alguns ainda ativos.
"Montado na fúria"
O mais interessante são os infográficos das tradicionais provas de rodeios. A Super é especialista nisso, com vários prêmios.
Nos informes, só não curti a exclusão das regiões Norte e Nordeste dessas festas no mapa ilustrativo. Oras, podem ser menores, mais existem muitas expofeiras que contam até com a vinda de peões das regiões em que os rodeios são maiores.
Costumo ir na expofeira de Macapá, mas não acompanho a parte do rodeio.
"O asteróide do fim do mundo"
Em 1998 os asteróides estavam em alta, como na série "Asteróide" e os filmes "Impacto profundo" e "Armagedon". O último prestes a ser lançado e, evidentemente, tema de capa da edição.
Em linhas gerais, o paralelo entre ciência e ficção, algo que curto, com o parecer científico sobre a detonação de bomba atômica no filme. Claro que a ficção tem seus exageros e licença dramática.
Alem disso, a reportagem também mostrou possibilidades que poderiam existir na situação; gráficos sobre meteoros que atingem a Terra, com escala de tamanho, recorte temporal e consequências (por exemplos, bólidos do tamanho de bola de futebol atingem diariamente a atmosfera, onde são incinerados e destruídos); e outros filmes na temática com seus erros e exageros.
Essas e outras na edição.