R...... 23/12/2023
Novembro de 2014
"Chimpanzés"
Me recuso a escrever o que a Super colocou em paralelo na capa da edição...
A reportagem foi inspirada num caso de justiça nos EUA acerca do direito de companhia a um solitário e triste chimpanzé, que tinha alimento e sossego, mas era privado de companhia, o que levou a defesa nos tribunais usar as mesmas leis dos direitos humanos. É justo a companhia, mas aí abriu o debate de que homens e chimpanzés são iguais biologicamente. Em verdade, o texto da revista dissertou que os homens são um tipo de chimpanzé e no suporte à tese, o texto apresentou várias pesquisas das similaridades, como guerras, opressão, mentira, prostituição, ganância, capacidade de desenvolver ferramentas, homicídios, solidariedade, política, cultura, linguagem, entre outros. Isso tudo dá a condição de estabelece-los como um tipo de humano ou os homens como chimpanzés? Outras espécies também tem atributos parecidos e vamos também colocá-los como humanos?
Af! Os darwinistas deitaram e rolaram na reportagem...
Direitos humanos e direitos dos animais, ok! Se forem iguais, casa então, tu que crê, com um chimpanzé...
"O Brasil secou"
Reportagem ecológica com destaque para os rios voadores da Amazônia, com definição, mecanismo de desenvolvimento e importância.
As queimadas e desmatamento também tiveram destaque, entre os principais responsáveis pela ruptura no ciclo natural desses rios, ocasionando secas prolongadas no Sudeste, Sul e Centro-Oeste,
Gostei dos informes, que tem detalhamentos interessantes, como a quantidade de líquido transpirada no dia por cada árvore para os tais rios (cerca de mil litros) e a expectativa de aumento da temperatura ao final do século se o cenário de secas e interrupção dos rios for contínuo, sem ação mitigadora (6 º C).
"Eles vão morrer em Marte"
Sobre projeto de ocupação de Marte, que contará (segundo a edição) com grupo pioneiro de pessoas que lá se estabelecerão sem voltar para a Terra. O texto foi efusivo à experiência como um tido de reality show que será acompanhado. Rum! Desfaçatez para experimento tipo cobaias, né!
Essas e outras na edição.